Cooperativismo é inserido no debate internacional da Rio+20

 In Clipping, Cooperativismo

Durante reunião preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que se realizou entre os dias os dias 30 de abril e 4 de maio de 2012, o Brasil apresentou contribuições para os debates sobre agricultura sustentável. Entre as propostas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) contou com o apoio de 131 países para inserir o cooperativismo entre os temas no rascunho do documento base da Rio 20, apelidado de Draft Zero.

O Brasil negociou a discussão do cooperativismo na conferência, com enfoque na produção agropecuária sustentável, por meio do Grupo dos 77 países mais a China, que conta com a adesão de nações como Índia e Argentina, além de todas as nações do continente africano. Apesar de 2012 ser considerado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, o tema não estava previsto nas discussões internacionais da Rio+20, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho deste ano, no Rio de Janeiro.

A participação do Ministério da Agricultura na ONU foi uma reivindicação do setor agropecuário brasileiro, segundo um dos membros do ministério no evento, Kleber Santos. De acordo com ele, que também coordena o grupo de trabalho (GT Rio+20) que discute e propõe ações do ministério na organização da conferência, o setor privado contribuiu para aprimorar o texto do Draft Zero que trata sobre a produção agropecuária. “É reconhecida a vital harmonia que deve existir entre as dimensões da sustentabilidade: social, econômica e ambiental”, explicou.

 Para ler na íntegra, clique aqui.

 

Leia também em:

Faesp Senar 

Agrolink

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support