8ª Expocarambei acontece no Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

A EXPOCARAMBEÍ  – Exposição da Raça Holandesa para Melhoramento Genético é uma excelente oportunidade para se investir na pecuária leiteira, buscar parceiros comerciais e atualizar seus conhecimentos, e acontece de 16 à 19 de maio. Um novo ambiente foi estruturado para deixar o evento ideal para a exposição de animais e para a geração de negócios, contando com um amplo barracão coberto e estábulos estruturados para o bem-estar animal.

E nesta edição, o evento contará com eventos culturais paralelos na Vila Histórica e na Casa da Memória – espaços que contemplam o Parque Histórico de Carambeí, além de um Leilão de Máquinas e Equipamentos Agropecuários, atraindo também agricultores para o evento.

Com isso, a oitava edição da EXPOCARAMBEÍ movimentará um público maior, com produtores e familiares vindos de diversas regiões do Estado e do País, interessados na genética e no conhecimento centenário na atividade pecuária.

O evento reúne mais de 200 animais da raça holandesa, provenientes de produtores da região dos Campos Gerais, considerada uma das mais importantes bacias leiteiras do país e berço da genética holandesa no Paraná. São esperados mais de 4 mil visitantes, dentre pecuaristas, técnicos, zootecnistas, veterinários, agrônomos, consultores, tratadores, profissionais liberais e outros interessados no setor, inclusive estrangeiros atraídos pela genética local. Esta já conceituada exposição já se tornou referência em genética de qualidade para aumento de produção leiteira com qualidade para o Brasil. A EXPOCARAMBEÍ possui uma extensa programação, com julgamentos de animais, feirão de máquinas e implementos agropecuários  e demais eventos paralelos, contando com apresentações culturais no Parque Histórico de Carambeí.

 

TECNOLOGIA

Durante a exposição, empresas do setor estarão expondo seus produtos e serviço em estandes no parque de exposições, nas alas interna e externa. Além das empresas de sêmen e nutrição, também serão apresentados produtos inovadores para ordenha. É o que promete a DeLaval, com a demonstração do Sistema de Ordenha Voluntária VMS, como um novo estilo de vida que normalmente não é possível através dos sistemas convencionais de ordenha, trazendo aos produtores mais comodidade, ao substituir tarefas pesadas por um sistema mais flexível e tranquilo. De acordo com a empresa, o produtor passa a focar mais na gestão da propriedade, com o investimento do tempo em atividades mais rentáveis para o seu negócio tais como gerenciamento dos custos da fazenda, controle da saúde do seu rebanho, manejo nutricional e principalmente, estar mais próximo dos animais.

 

UNIDADE DE RECRIA DE NOVILHAS

A mais nova unidade da Cooperativa Batavo, localizada na fazenda São João, em Carambeí, estará presente na exposição com um estande, apresentando os trabalhos realizados desde que iniciou suas operações, em setembro de 2011. Os produtores poderão visualizar os comparativos entre peso e estatura, bem como imagens das estruturas que comportam as novilhas, encaminhadas das propriedades, e que são posteriormente repostas em fase adulta, para produção de leite.

 

CASA DO CRIADOR

O pavilhão de exposições ganhou um novo anexo. Construída para abrigar eventos envolvendo a classe, a Casa do Criador servirá de sede para assuntos de interesse dos produtores de leite, sendo adaptado para palestras, reuniões e confraternizações.

 

PESQUISAS PARA A CADEIA DO LEITE

A exposição também contemplará um estande da Fundação ABC, que apresentará resultados de pesquisas recentes que beneficiam a nutrição animal, e refletem na produtividade do leite.

 

PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO

A área destinada a praça da alimentação atenderá aos expositores e visitantes com gastronomia local. Haverá as tradicionais tortas holandesas durantes a programação da exposição, nos dias 18 e 19 de maio.

 

VILA HISTÓRICA

Um bom passeio com a família é a visitação à Vila Histórica, que retrata as construções típicas da colonização holandesa em 1913. As réplicas podem ser visitadas durante a exposição, com atendimento especial nos dias da exposição. O Koffiehuis, na casa da Memória, também estará atendendo normalmente os visitantes.

 

PÚBLICO ESTIMADO

Aproximadamente 4.000 pessoas, entre população Local, Famílias, Imprensa, Público formador de opinião, Representantes políticos da região, Profissionais do Setor Agrícola e Pecuário, Produtores Agropecuaristas (inclusive Associados da Batavo Cooperativa Agroindustrial) e outros.  (Classes sociais diversas).

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt