Expocarambeí reúne o melhor da genética bovina holandesa

 In Clipping
O que há de melhor de gado da raça holandesa nos Campos Gerais participará da 8ª edição da Expocarambeí, a partir desta sexta-feira (18). A região conta com uma das principais bacias leiteiras do país e sua produção média por animal está na casa dos 15 litros por dia, enquanto a nacional fica na casa dos cinco litros. A exposição ocorrerá até o dia 19 no Parque Histórico de Carambeí.

Além do tradicional julgamento de animais, a Exposição contará com um feirão de máquinas e implementos agrícolas, e uma programação cultural especial na Vila Histórica do Parque, que consiste em uma encenação que recria a Carambeí de 101 anos atrás.

Segundo a organização do evento são esperados mais de 4 mil visitantes, dentre pecuaristas, técnicos, zootecnistas, veterinários, agrônomos, consultores, tratadores, profissionais liberais e outros interessados no setor, inclusive estrangeiros atraídos pela genética local.

História – Carambeí é considerado o berço da genética da raça holandesa no Paraná e seu rebanho bovino Puro de Origem teve inicio em 1947, quando o imigrante Bauke Dijkstra chegou ao Estado com sua família e uma carga de 41 novilhas e um touro. “Devido à procura, meu pai voltou ainda outras três vezes para Holanda para trazer mais animais”, conta Franke Dijkstra, vice-presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí.

Serviço – 8ª Expocarambeí

Data: 18 e 19/05

Horário: solenidade de abertura 11hs

Local: Parque Histórico de Carambeí

Endereço: Av dos Pioneiros, 4050 – Carambeí / PR

Fonte:
Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support