Medidas para ano do cooperativismo são discutidas na Agrobrasília

 In Clipping, Cooperativismo

“Este é um ano emblemático que traz muita expectativa e responsabilidade”, avaliou Luis Fernando Tividini, coordenador de apoio a organizações associativas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fazendo alusão a 2012: o ano do cooperativismo – determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O coordenador ainda ressaltou a importância do modelo de desenvolvimento. “O trabalho cooperado fortalece o setor econômico, social e cultural. Tudo de forma sustentável”, garante.

A ponderação de Tividini ocorreu durante o debate sobre a atual conjuntura do cooperativismo no Brasil, nesta quarta-feira (16), na 5ª edição da Agrobrasília – a grande feira do cerrado brasileiro, que acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, por meio do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

“É necessário ouvir as entidades representativas para estabelecer as políticas públicas setoriais efetivas”, afirmou Vera Daller, diretora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Vera ainda confirmou que o trabalho de organização do ano comemorativo, iniciado em dezembro de 2011, é continuo.

Realizado em forma de talk show – tipo de debate onde um grupo de pessoas se reúne e discute vários tópicos que são sugeridos –, o evento reuniu representantes de vários Ministérios e entidades representativas do setor, além de cooperados de todo o Brasil.

O mediador das discussões, Luiz Lesse Moura Santos, técnico do Denacoop e presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Executivo Federal em Brasília, foi escolhido para a função por conseguir analisar ambos lados do discurso. “Os debates foram enriquecedores”, afirmou. “Podemos ver com clareza que no governo temos pessoas com espírito cooperativista, com comprometimento e boa vontade”, acrescentou.

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt