Brasil Foods realinha indústria em Carambeí

 In Clipping

Depois de pesquisas de mercado, a Brasil Foods, criada em 2009 com a fusão da Sadia e da Perdigão, percebeu que o consumidor está mais exigente e prefere produtos voltados à natureza. Nessa linha, os executivos da companhia decidiram investir R$ 40 milhões na ampliação e na adaptação do maquinário da unidade de lácteos em Carambeí, nos Campos Gerais, que industrializa produtos da marca Batavo.

A reforma começa em junho e deve ser concluída em 18 meses. O desafio, conforme o vice-presidente de lácteos da Brasil Foods, Fábio Medeiros, será tocar a obra com a fábrica, que tem 1,5 mil funcionários, em operação. “Optamos por não parar a produção em nenhum dia.”

A planta produz itens da marca Batavo e iogurtes de copo da marca Pedaços, Grãos e Camadas, lançados recentemente. O corante artificial deve ser trocado pelo natural. Os alimentos serão produzidos com frutose – que é o açúcar natural da fruta – em vez dos açúcares industrializados.

Alguns produtos receberam nova embalagem, porém, mantiveram o símbolo de uma moça holandesa em destaque. Até os anos 90, a marca pertencia aos cooperados da cooperativa Batavo, de Carambeí, filhos de imigrantes holandeses. A marca então foi vendida para a Parmalat, que repassou o controle para a Perdigão e, posteriormente, para a Brasil Foods.

O investimento na unidade de Carambeí, que usa como principal matéria-prima o leite, acontece oito meses após a abertura de uma indústria de processamento de leite da cooperativa Batavo – a Frísia – e quatro anos depois da abertura da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) da cooperativa Castrolanda, demonstrando que a produção de leite na região, que é considerada uma das maiores bacias leiteiras do Paraná, vem atendendo a demanda.

Leite

Conforme Medeiros, a estratégia da Brasil Foods é valorizar a bacia leiteira regional no fornecimento às plantas de lácteos. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a companhia está investindo R$ 4 milhões na construção e instalação de um entreposto de coleta e resfriamento de leite no município de Glória de Dourados, para atender à fábrica de queijos localizada em Terenos. “O leite não viaja, nós buscamos os produtores da bacia leiteira mais próxima.”

Para isso, a Brasil Foods conta com dois programas de incentivo à produção, um voltado à capacitação do produtor e outro ao fomento de recursos. “Buscamos o leite ideal, com teor mais baixo de gordura e adequado às necessidades alimentares do padrão atual com cálcio, minerais e proteínas”, acrescenta.

Fonte:
Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support