Rabobank prevê superávit de café na próxima temporada

 In Clipping

A produção do grão deverá ser de 5,3 milhões de sacas  a mais que o consumo na safra 2012/13,  ante um déficit de 2,7 milhões de sacas no período 2011/12, segundo o banco. A produção deverá aumentar 7,7%, para 146,2 milhões de sacas, com a maior colheita brasileira em um ciclo de alta. Já  o consumo global deverá crescer cerca de 2% para 141 milhões de sacas.

“O mercado de café flutua entre excesso e déficit, dependendo do ciclo de produção do Brasil, o maior produtor mundial”, disse Keith Flury, analista do Rabobank. Mas ele acrescenta que as colheitas da nova temporada não serão suficientes para formar estoques altos suficientes para  a safra 2013/14. Além disso,  Flury afirma que o crescimento da demanda vai evitar que os preços internacionais recuem muito.

O Brasil deverá produzir 38,5 milhões de sacas de café arábica e 17 milhões de café robusta em 2012/13,  segundo projeções do Rabobank.  A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada este mês, prevê 38,1 milhões de sacas de arábica e 12,3 milhões de sacas de robusta.

Para ler na íntegra, clique aqui. 

 

Leia também em:

CCCMG

Revista Cafeicultura

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt