Rotary Club de Carambeí adere a projeto de recuperação da estação férrea do Boqueirão

 In Destaque, Noticias

O Rotary Club de Carambeí aderiu ao projeto de recuperação da estação ferroviária do Boqueirão apresentado à sociedade pelo Parque Histórico de Carambeí. A questão foi votada pelos membros da entidade nesta quarta-feira (23) e obteve apoio maciço, selando a base de uma parceria. A próxima etapa desse projeto é a apresentação ao Conselho Municipal de Cultura.

“Teremos uma excelente oportunidade para desenvolver uma questão social para a comunidade do Boqueirão”, destacou o presidente do Rotary Marcelo Costa. A votação foi fruto de uma apresentação realizada pelo presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, e pela curadoria executiva do Parque na reunião anterior do Rotary.

“Precisamos do envolvimento da sociedade civil organizada nesse projeto, que trará benefícios ao município. Por isso propomos essa parceria entre o Parque e o Rotary”, salientou Dick.

Por ser patrimônio histórico protegido pela União, a estação pode se transformar em um espaço com função social à comunidade, principalmente a do bairro Boqueirão, que encontra-se na periferia da cidade. A prefeitura já foi oficiada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que se manifeste a cerca do interesse de receber as estações do Boqueirão e Alto Carambeí, e lhes dar destinação social adequada.

A proposta foi apresentada durante reunião onde foram destacadas a importância histórica e cultural que esta ação representa ao município e ao turismo regional; a exemplo do que ocorre atualmente em Ponta Grossa, na estação do Guaragi, onde o Rotary local está atuando junto ao poder público para a restauração.

Carambeí – A antiga estação encontra-se há aproximadamente 100 metros da Casa da Amizade (onde ocorrem as reuniões do Rotary) e está habitada irregularmente. Segundo Marcelo, o Rotary de Carambeí já entrou em contato com o Clube Rotário de Ponta Grossa, que está participando do processo da estação do Guaragi.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support