Dilma sanciona lei que cria o Dia do Cooperativismo de Crédito

 In Clipping, Cooperativismo

A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.620, que cria o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. A data será comemorada, anualmente, em 28 de dezembro, dia em que ocorreu a fundação da primeira cooperativa de crédito do País pelo padre jesuíta Theodor Amstad, em Nova Petrópolis, no ano de 1902, e que deu origem à atual Sicredi Pioneira RS. A Cooperativa comemora, em 2012, os 110 anos de atividade ininterrupta.

O projeto de lei, criado pelo deputado federal Luís Carlos Heinze (PP/RS), foi apresentado em 2007 com o propósito de ressaltar a importância do cooperativismo de crédito para o país, contribuindo para o crescimento deste setor e, consequentemente, com a economia dos municípios onde estão inseridos e com a geração de renda para a população.

A criação da data também reconhece o crescimento e a consolidação do cooperativismo de crédito como processo de inclusão financeira. Segundo dados de 2011 divulgados pelo Banco Central e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem atualmente no país 1.312 cooperativas de crédito em atividade, reunindo 5,8 milhões de associados.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support