Documento sugere caminhos para o desenvolvimento sustentável do Paraná

 In Clipping

Integrantes do Comitê Paranaense para a Rio+20 entregaram nesta quinta-feira (14) ao governador Beto Richa o documento “Paraná: o Futuro Que Queremos”. O texto, elaborado por integrantes da sociedade civil e de instituições públicas, apresenta o posicionamento do Estado em relação às diretrizes da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que acontece no Rio de Janeiro. São metas e sugestões que servirão de subsídio para programas do Estado nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O documento foi idealizado a partir de uma articulação com o Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, com base nas opiniões de 1.252 pessoas, colhidas por meio de consulta pública eletrônica e em reuniões com representantes de 80 instituições públicas e privadas. “É um documento completo, que vai complementar as ações do nosso governo e trazer uma valiosa contribuição para o desenvolvimento sustentável do Paraná”, disse o governador, que criou o Comitê Paranaense para a Rio+20 por meio de um decreto assinado em 2011.

Richa apresentará o documento durante um dos eventos que participará na Rio+20. Ele também vai apresentar o programa Bioclima, lançado em abril para incrementar as ações voltadas à conservação da biodiversidade paranaense e estabelecer procedimentos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, visando à melhoria da qualidade de vida da população do Estado. “Esse programa tem medidas inovadoras e certamente servirá de exemplo para os estados brasileiros e de outros países”, disse o governador.

As discussões e diretrizes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) serão concentradas na economia verde, erradicação da pobreza e governança institucional para o desenvolvimento sustentável. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jonel Iurk, é sobre esses eixos que foram desenvolvidas as propostas compiladas no documento “Paraná: o Futuro Que Queremos”.

 

Para ler na íntegra, clique aqui.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support