Cooperativismo em prol do meio ambiente

 In Clipping, Cooperativismo

No último dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas, realizada pela ONU.

Na oportunidade, foram celebrados diversos pactos internacionais relacionados às questões ambientais, ante a preocupação dos países e organizações não governamentais com a degradação que o homem vem causado ao meio ambiente, gerando enormes riscos à biodiversidade e à sua própria sobrevivência.

A data nos remete a uma profunda reflexão sobre nossas atitudes que no dia a dia causam danos à natureza e, principalmente, sobre as ações desenvolvidas pelos poderes constituídos para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos.

Nesse ano, um novo evento está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro, a Rio+20, marcando o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu na capital carioca em 1992, a Rio-92.

Chefes de Estado e de Governo, ambientalistas, cientistas e organizações não governamentais de todos os países debaterão, no final de junho de 2012, a economia verde, a erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Um tema de destaque nestes debates é o Cooperativismo.

O ano de 2012 foi declarado pela própria ONU como o Ano Internacional do Cooperativismo e, no mundo todo, uma série de eventos vem sendo realizada para fomento e divulgação desta importante ferramenta de indução do desenvolvimento econômico e social de uma comunidade.

O Cooperativismo é reconhecidamente uma das formas de associação mais eficientes para a geração de trabalho e renda e se apresenta com destaque em todo projeto de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de uma comunidade.

Nos centros urbanos, o Cooperativismo tem mostrado sua eficiência na organização do trabalho informal dos catadores e na destinação da coleta seletiva de materiais recicláveis, oferecendo a uma camada mais humilde da população e que desenvolve uma importante atividade para a preservação ambiental, oportunidade de trabalho e melhoria de seus rendimentos.

Nesse contexto, fica aqui a sugestão para olharmos com mais atenção para as cooperativas de catadores em nossa cidade e procurarmos contribuir para o seu desenvolvimento, expurgando nossa visão preconceituosa quanto à atividade que desenvolvem, para as reconhecermos como nossos mais legítimos e eficientes “Agentes da Preservação Ambiental Urbana”.

 

Fonte:

Guarulhos Notícias

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support