Rio+20: Cooperativismo mostra dança popular

 In Clipping, Cultura

Várias atividades estão programadas para hoje e amanhã, encerrando a participação do Sistema OCB/Sescoop-RJ na Cúpula dos Povos. Vai ter roda de dança promovida pela Cooperativa Popular, com músicos e instrumentos ao vivo, e vários estudantes do interior do estado. Alunos da Escola Cooperar, de Angra dos Reis, vão realizar uma ação de tratamento de lixo e distribuição de 4.000 sacolas biodegradáveis. O objetivo é mostrar que é possível construir uma escola de qualidade, comprometida com a formação do cidadão e proteção ao meio ambiente. Com o projeto “pintando o futuro, selecionando cores, os jovens estão aprendendo a mudar o cenário do seu município.
O Presidente do Sistema OCB/Sescoop do Rio de Janeiro, Marcos Diaz, disse que estamos vivendo um grande momento do cooperativismo brasileiro, que vem mostrando força do setor no desenvolvimento do país. Segundo Diaz, historicamente o cooperativismo sempre se apresentou como um modelo diferenciado, que inverte a função do capital privado.
— Há séculos, o cooperativismo valoriza o homem, fazendo do capital apenas uma ferramenta e não um critério de distribuição de resultados. É o cooperativismo quem usa o agir do homem como medida de distribuição de riqueza, incrementando, sobremaneira, justiça social aos processos de trabalho — disse ele.
Marcos Diaz finalizou dizendo que “isto nos impulsiona a dar uma guinada em busca de soluções que combinem o desenvolvimento com a saúde do planeta, reinvestindo sistematicamente no fomento e na profissionalização das sociedades cooperativas”.
Também participando do evento, 45 artesãs da Cooperativa de Bordados de Natividade que estão mostrando seu trabalho de reciclagem de retalhos, na arte e técnica de patchwork, e nos bordados em bolsas, almofadas e cintos, uma alternativa de geração de trabalho e renda que deu certo. As artesãs já exportam e participam do circuito de moda brasileiro.
Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support