Seminário orienta 350 jovens sobre o cooperativismo

 In Clipping, Cooperativismo

Trezentos e cinquenta filhos de associados da C.Vale e Sicredi Vale do Piquiri participaram do 6º Seminário do Jovem Cooperativista, 30 de junho, na Asfuca de Palotina. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, que será celebrado dia 7 de julho. O tema do encontro deste ano foi Cooperativas Constroem um Mundo Melhor. O slogan foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.

Palestras – O evento contou com duas grandes palestras. O assessor de crédito da Sicredi, Marcos Marchi, orientou os participantes sobre planejamento financeiro. “Muitos destes jovens vão herdar as propriedades rurais dos pais. Quando isto acontecer é preciso que eles estejam bem preparados, para dar continuidade ao empreendimento”, destacou Marchi.

Conhecimento – O consultor em comunicação, Dado Schneider, disse que os jovens devem aproveitar o conhecimento das pessoas mais velhas. “Estes jovens fazem parte de um sistema maravilhoso que é o cooperativismo. É importante que eles fiquem atentos, pois o mundo exige cada vez mais capacitação e profissionalismo, sem deixar de buscar informações com as pessoas de maior experiência.”

Destaques – Os jovens Solange e Gilson Lussani destacam os pontos do seminário. “Não devemos ficar estagnados no tempo. Temos que sair da nossa zona de conforto e correr atrás dos nossos objetivos, até porque o mundo está sempre em mudança e trazendo muitas informações”, disse Solange. “O encontro serviu para mostrar que devemos poupar, estar motivados e traçar um planejamento para realizar os nossos sonhos”, completou Gilson Lussani.

Qualificação – O presidente da Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso, explica que as cooperativas estão preocupadas em qualificar os jovens. “Quanto mais pudermos envolver os jovens para conhecerem o cooperativismo e entenderem a cooperação como fundamental para o desenvolvimento da sociedade, com certeza nós estaremos preparando pessoas para o futuro.”

Programa – O Seminário do Jovem Cooperativista faz parte do programa de qualificação pessoal e profissional tanto dos associados da C.Vale, como da Sicredi e de seus familiares. Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o seminário serviu para sensibilizar os jovens sobre a importância do cooperativismo. “Embora este público tenha uma enorme quantidade de informações, sempre é importante que eles sigam os exemplos dos avós e dos pais, para que possam trilhar suas vidas. Isto também mostra a importância do cooperativismo na vida econômica e social das pessoas”, finalizou Lang.

 

Fonte:

EASYCOOP 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt