Seminário orienta 350 jovens sobre o cooperativismo

 In Clipping, Cooperativismo

Trezentos e cinquenta filhos de associados da C.Vale e Sicredi Vale do Piquiri participaram do 6º Seminário do Jovem Cooperativista, 30 de junho, na Asfuca de Palotina. O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, que será celebrado dia 7 de julho. O tema do encontro deste ano foi Cooperativas Constroem um Mundo Melhor. O slogan foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas.

Palestras – O evento contou com duas grandes palestras. O assessor de crédito da Sicredi, Marcos Marchi, orientou os participantes sobre planejamento financeiro. “Muitos destes jovens vão herdar as propriedades rurais dos pais. Quando isto acontecer é preciso que eles estejam bem preparados, para dar continuidade ao empreendimento”, destacou Marchi.

Conhecimento – O consultor em comunicação, Dado Schneider, disse que os jovens devem aproveitar o conhecimento das pessoas mais velhas. “Estes jovens fazem parte de um sistema maravilhoso que é o cooperativismo. É importante que eles fiquem atentos, pois o mundo exige cada vez mais capacitação e profissionalismo, sem deixar de buscar informações com as pessoas de maior experiência.”

Destaques – Os jovens Solange e Gilson Lussani destacam os pontos do seminário. “Não devemos ficar estagnados no tempo. Temos que sair da nossa zona de conforto e correr atrás dos nossos objetivos, até porque o mundo está sempre em mudança e trazendo muitas informações”, disse Solange. “O encontro serviu para mostrar que devemos poupar, estar motivados e traçar um planejamento para realizar os nossos sonhos”, completou Gilson Lussani.

Qualificação – O presidente da Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso, explica que as cooperativas estão preocupadas em qualificar os jovens. “Quanto mais pudermos envolver os jovens para conhecerem o cooperativismo e entenderem a cooperação como fundamental para o desenvolvimento da sociedade, com certeza nós estaremos preparando pessoas para o futuro.”

Programa – O Seminário do Jovem Cooperativista faz parte do programa de qualificação pessoal e profissional tanto dos associados da C.Vale, como da Sicredi e de seus familiares. Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, o seminário serviu para sensibilizar os jovens sobre a importância do cooperativismo. “Embora este público tenha uma enorme quantidade de informações, sempre é importante que eles sigam os exemplos dos avós e dos pais, para que possam trilhar suas vidas. Isto também mostra a importância do cooperativismo na vida econômica e social das pessoas”, finalizou Lang.

 

Fonte:

EASYCOOP 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support