Fertilizantes têm potencial de alta limitado, diz Rabobank

 In Clipping

Os preços internacionais dos fertilizantes têm potencial de alta limitado durante o terceiro trimestre de 2012, enquanto o setor passa por um período de transição, avalia o Rabobank. Em relatório trimestral sobre fertilizantes divulgado na quarta, dia 4, o banco diz que as atenções da indústria estão se voltando do período de plantio no Hemisfério Norte para os fundamentos de oferta e demanda no Hemisfério Sul e no Sul da Ásia.

Segundo o Rabobank, houve um aumento sazonal da demanda global por fertilizantes no segundo trimestre, com ampla área plantada durante a primavera na América do Norte. Projeções divulgadas pelo governo norte-americano para o plantio de milho foram maiores do que o mercado esperava, o que provocou um forte crescimento das compras de nitrogênio e elevaram os preços dos nutrientes agrícolas.

Entretanto, “até o fim do segundo trimestre, os preços globais recuaram um pouco, mas ainda estão de 10% a 12% mais altos do que no fim do primeiro trimestre de 2012 para nitrogênio e fosfato. Os preços do potássio ficaram estáveis”, recorda o Rabobank. Além disso, os mercados tiveram de assimilar as instabilidades da economia global, especialmente com a crise na Europa e um crescimento econômico menor na China, no Brasil e na Índia.

Essa influência da economia sobre os mercados agrícolas deve permanecer no curto prazo, segundo o banco, além dos riscos climáticos em regiões produtoras de grãos como no Mar Negro e nos Estados Unidos. “A maioria dos mercados agrícolas, especialmente milho e soja, continua se beneficiando da apertada relação entre estoques e consumo”, diz o Rabobank, ponderando que a incerteza macroeconômica deve promover certa cautela entre os compradores de fertilizantes.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support