Aprenda a descartar corretamente as caixinhas de Tetra Pak

 In Clipping, Sustentabilidade

Você já teve dúvidas do que fazer com a caixinha de leite? As embalagens TetraPak são compostas por camadas de plástico, papel e alumínio, são ótimas para conservar alimentos, mas de difícil reciclagem. O que fazer então?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim separar os três materiais com a utilização de um equipamento chamado “hidrapulper” (semelhante a um liquidificador gigante), durante a agitação do material com água e sem produtos químicos as fibras são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Mas este é um processo oneroso tanto financeiramente, quanto ambientalmente devido ao alto uso de água e acaba sendo pouco utilizado.

A outra opção (e mais usual) são as chapas fabricadas através do processo que permite que o plástico com alumínio seja triturado e prensado a quente, transformando-se em uma chapa semelhante ao compensado de madeira que pode ser usada na fabricação de divisórias, móveis, pequenas peças decorativas e telhas.

E como destinar então as caixinhas para a reciclagem?

Muitos catadores acabam não recolhendo-as, até porque não sabe para quem pode vendê-las. Aí entra o site Rota da Reciclagem, que dá uma força para localizar o ponto de coleta que aceita este material mais próximo da sua casa/trabalho, já são mais de 3.400 iniciativas cadastradas. Os pontos são divididos em:

PEV – (Ponto de Entrega Voluntária)
São os locais que recebem embalagens longa vida (entre outros materiais) para serem enviados à reciclagem. É o primeiro passo do processo, onde o material doméstico (pouco volume) geralmente é entregue. Boa parte das cidades já conta com estes postos, onde as pessoas podem depositar diretamente o material que separaram em casa.

Cooperativas
Iniciativas sociais que trabalham com a coleta e triagem do material reciclável (inclusive embalagem longa vida) para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores cooperados ou dos programas de coleta seletiva municipais.

Comércios
Locais que compram material longa vida (e outros materiais recicláveis) para beneficiamento e envio aos recicladores. Eles adquirem o material, geralmente em grande quantidade, principalmente das cooperativas. Após a fase da coleta, as embalagens longa vida, já enfardadas, são enviadas às empresas recicladoras, que vão se encarregar de separar os elementos que compõem as embalagens e transformá-los em matéria-prima para uma série de aplicações.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support