Festival de Tortas chega a 3° edição repleto de novidades

 In Destaque, Noticias

O 3° Festival de Tortas de Carambeí irá acontecer nos dias 12, 13 e 14 de outubro, das 12h às 20h na sexta-feira e no sábado e das 10h às 20h no domingo, no Pavilhão de Exposições da Batavo, no Parque Histórico de Carambeí, a entrada e o estacionamento são gratuitos. A expectativa da Prefeitura de Carambeí é de que 10 mil pessoas participem do evento e que 1,9 mil tortas sejam consumidas. “Desde a primeira edição o Festival nos surpreende positivamente, em termos de público, de consumo e de qualidade dos produtos ofertados. Na primeira edição esperávamos um público de 1 mil pessoas e tivemos 5 mil, e o consumo de 600 tortas. Na segunda edição esperávamos 5 mil pessoas e vieram 8 mil, as quais consumiram 1,7 mil tortas. Acredito que esse sucesso é reflexo de todo um trabalho que desenvolvemos há um bom tempo, ações que se referem à qualificação das torteiras e dos empreendimentos, bem como ações de divulgação e promoção do setor turístico e gastronômico de Carambeí”, aponta o crescente sucesso, a turismóloga Suellen Pavanelo, uma das responsáveis pelo evento.

Os visitantes poderão desfrutar de mais de 80 tipos de tortas doces e salgadas. Algumas combinações de tortas salgadas deverão chamar a atenção pelos ingredientes não habituais, como o peixe. Serão ofertados ainda pratos indonésios, comercializados individualmente ou em pequenas porções, visando dar a oportunidade ao visitante de experimentar diversos itens do cardápio, que será composto por Lamper (arroz recheado com frango e açafrão cozidos no vapor), Bapkao (pão recheado com frango e açafrão cozidos no vapor), Lumpia (bolinho primavera recheado com frango e verduras), Sateh (espetinho de filé suíno), Krupuk (mandiopã de camarão), Bami goreng (bifum frito com carne), Nasi goreng (arroz frito com carne) e o tradicional Bitterballen (bolinhos fritos de carne temperado com especiarias).

O espaço “Cultivando Arte” é uma novidade nessa edição, onde serão expostas e comercializadas mais de 70 espécies, floradas e em muda, de orquídeas do Círculo Orquidófilo de Ponta Grossa e do Orquidário Taman Botoe, de Carambeí. Serão exibidos ainda, quadros da artista plástica Jacoba Bosch, que tem sua obra apreciada em outros países, como a Holanda, Noruega e Argentina. O 3° Festival de Tortas conta também com o comércio de artesanato, parque inflável gratuito e o Bar Oficial da Heineken, bebida que combina perfeitamente com os exóticos aperitivos indonésios. O som ambiente ficará por conta de shows musicais, acompanhado de chorinho e saxofone.

No segundo dia de evento, dia 13, o Parque Histórico de Carambeí irá oferecer mais um atrativo, além de suas belas paisagens. A Vila Histórica será palco para uma encenação que pretende expor como  era a vida dos imigrantes holandeses que fundaram e cidade no começo do século. Cada casa da Vila conta um pedaço dessa história e durante o teatro os atores dão vida a esses cenários, preenchendo a escola de alunos e professores, a igreja de cristãos e assim por diante. “A realização do Festival de Tortas no Pavilhão de Exposições Batavo, anexo ao PHC, permite que um grande atrativo seja agregado à programação do evento, propiciando ao público uma viagem gastronômica e ao mesmo tempo um passeio ao passado”, declara Pavanelo.

“Este ano, buscamos alguns colaboradores para custeio de estruturas, por conta da proporção que o evento vem tomando. Essa é uma preocupação da organização, viabilizar parcerias e condições para que os participantes possam produzir o número necessário de tortas, sendo assim, contatamos alguns supermercados e distribuidoras de doces e embalagens para que os comerciantes que irão participar possam efetuar suas compras e pagar após o evento, tendo em vista que nem todos possuem uma grande capacidade de investimento”, conta Suellen. São apoiadores do evento a Rodonorte, Caixa Econômica Federal, SESC, SENAC, Café Lontrinha, SEBRAE, Supermercados Rickli, Taveski Distribuidora de Doces e Embalagens, Rede Massa e Associação do Parque Histórico de Carambeí, além de outras empresas que auxiliam na divulgação e abertura de crédito para os expositores.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt