Festival de Tortas chega a 3° edição repleto de novidades

 In Destaque, Noticias

O 3° Festival de Tortas de Carambeí irá acontecer nos dias 12, 13 e 14 de outubro, das 12h às 20h na sexta-feira e no sábado e das 10h às 20h no domingo, no Pavilhão de Exposições da Batavo, no Parque Histórico de Carambeí, a entrada e o estacionamento são gratuitos. A expectativa da Prefeitura de Carambeí é de que 10 mil pessoas participem do evento e que 1,9 mil tortas sejam consumidas. “Desde a primeira edição o Festival nos surpreende positivamente, em termos de público, de consumo e de qualidade dos produtos ofertados. Na primeira edição esperávamos um público de 1 mil pessoas e tivemos 5 mil, e o consumo de 600 tortas. Na segunda edição esperávamos 5 mil pessoas e vieram 8 mil, as quais consumiram 1,7 mil tortas. Acredito que esse sucesso é reflexo de todo um trabalho que desenvolvemos há um bom tempo, ações que se referem à qualificação das torteiras e dos empreendimentos, bem como ações de divulgação e promoção do setor turístico e gastronômico de Carambeí”, aponta o crescente sucesso, a turismóloga Suellen Pavanelo, uma das responsáveis pelo evento.

Os visitantes poderão desfrutar de mais de 80 tipos de tortas doces e salgadas. Algumas combinações de tortas salgadas deverão chamar a atenção pelos ingredientes não habituais, como o peixe. Serão ofertados ainda pratos indonésios, comercializados individualmente ou em pequenas porções, visando dar a oportunidade ao visitante de experimentar diversos itens do cardápio, que será composto por Lamper (arroz recheado com frango e açafrão cozidos no vapor), Bapkao (pão recheado com frango e açafrão cozidos no vapor), Lumpia (bolinho primavera recheado com frango e verduras), Sateh (espetinho de filé suíno), Krupuk (mandiopã de camarão), Bami goreng (bifum frito com carne), Nasi goreng (arroz frito com carne) e o tradicional Bitterballen (bolinhos fritos de carne temperado com especiarias).

O espaço “Cultivando Arte” é uma novidade nessa edição, onde serão expostas e comercializadas mais de 70 espécies, floradas e em muda, de orquídeas do Círculo Orquidófilo de Ponta Grossa e do Orquidário Taman Botoe, de Carambeí. Serão exibidos ainda, quadros da artista plástica Jacoba Bosch, que tem sua obra apreciada em outros países, como a Holanda, Noruega e Argentina. O 3° Festival de Tortas conta também com o comércio de artesanato, parque inflável gratuito e o Bar Oficial da Heineken, bebida que combina perfeitamente com os exóticos aperitivos indonésios. O som ambiente ficará por conta de shows musicais, acompanhado de chorinho e saxofone.

No segundo dia de evento, dia 13, o Parque Histórico de Carambeí irá oferecer mais um atrativo, além de suas belas paisagens. A Vila Histórica será palco para uma encenação que pretende expor como  era a vida dos imigrantes holandeses que fundaram e cidade no começo do século. Cada casa da Vila conta um pedaço dessa história e durante o teatro os atores dão vida a esses cenários, preenchendo a escola de alunos e professores, a igreja de cristãos e assim por diante. “A realização do Festival de Tortas no Pavilhão de Exposições Batavo, anexo ao PHC, permite que um grande atrativo seja agregado à programação do evento, propiciando ao público uma viagem gastronômica e ao mesmo tempo um passeio ao passado”, declara Pavanelo.

“Este ano, buscamos alguns colaboradores para custeio de estruturas, por conta da proporção que o evento vem tomando. Essa é uma preocupação da organização, viabilizar parcerias e condições para que os participantes possam produzir o número necessário de tortas, sendo assim, contatamos alguns supermercados e distribuidoras de doces e embalagens para que os comerciantes que irão participar possam efetuar suas compras e pagar após o evento, tendo em vista que nem todos possuem uma grande capacidade de investimento”, conta Suellen. São apoiadores do evento a Rodonorte, Caixa Econômica Federal, SESC, SENAC, Café Lontrinha, SEBRAE, Supermercados Rickli, Taveski Distribuidora de Doces e Embalagens, Rede Massa e Associação do Parque Histórico de Carambeí, além de outras empresas que auxiliam na divulgação e abertura de crédito para os expositores.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support