Fórum Coop fará resgate histórico da cultura do trigo

 In Clipping, Cooperativismo

O evento de encerramento das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, o Fórum Coop 2012, transportará os visitantes e participantes para o início do século passado. Além da encenação com mais de 100 pessoas caracterizadas na Vila Histórica, do Parque Histórico de Carambeí, será realizada uma colheita de trigo mostrando-a em suas diversas fases: manual, semimanual, mecânica e atual.

O Fórum Coop ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro na cidade berço do cooperativismo no Brasil, Carambeí, no Paraná, de onde surgiu a primeira cooperativa de produção no país, a Batavo. O evento faz parte do calendário oficial da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), para encerrar este ano alusivo ao cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Resgate Histórico  Munidos de ceifas, colhedores vestindo roupas de época estarão ladeados pelas mais modernas colheitadeiras. A chamada “Festa da Colheita” será o ponto alto da encenação histórica e apresentará a evolução tecnológica que ocorreu na agricultura.

Além da colheita, cerca de 100 voluntários da comunidade, também caracterizados, encenarão o dia a dia no início dos anos 1900. Aproveitando a estrutura do Parque Histórico de Carambeí que é um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, que conta com uma Vila Histórica em tamanho real, esses atores darão vida à igreja, à escola, à ferraria e aos demais espaços.

Fonte:

Fórum Coop 2012

 

Leia também em:

Ano Internacional das Cooperativas

Paraná Cooperativo

Portal do Agronegócio

Eco Finanças

Prefeitura de Carambeí

Negócios da Terra

Fast Guia

 Folha Extra

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt