Beto Richa se impressiona com estrutura do Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

O governador Beto Richa visitou as instalações do Parque Histórico de Carambeí na tarde desta quinta-feira (22), durante a realização do Fórum Coop 2012, e inaugurou a primeira ponte do futuro Parque das Águas. “Saio daqui maravilhado com o que eu pude conhecer aqui”, disse o governador durante a coletiva de imprensa.

“Fiquei muito impressionado pela organização e pelo trabalho que fizeram neste Parque Histórico”, disse Richa. “Fiquei sabendo que este espaço tem atraído muitos visitantes, turistas e estudantes, a região.”


Parque das Águas – O Parque das Águas será a próxima ala do Parque a ser concluída. A ponta inaugurada por Richa é a primeira de cinco pontes. O espaço ainda contará com um estaleiro, três diferentes moinhos d’água, um farol, uma Escola de Águas e uma fazenda mirim.

Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Han Gillissen, o Parque das Águas exibirá aos visitantes o conhecimento do uso da água que os holandeses possuem e os tornaram famosos no mundo inteiro. “Ele nos remete a memória de um país que é famoso pela navegação, portos, construção de navios e outras obras marítimas, como canais, eclusos, moinhos d’água etc”.

Por mais de uma hora, Richa visitou cada uma dos espaços museais que compõem o Parque, que hoje trata-se de um dos maiores museus a céu aberto do país. Ele foi acompanhado pelo presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, pelo secretario de Estado da Agricultura Norberto Ortigara, dos deputados estaduais Plauto Miró, Hélio Rush e Pedro Lupion, e diversos presidentes de cooperativas paranaenses.


Festa da Colheita – O governador também visitou uma das atrações realizadas pelo Parque Histórico para o Fórum, a chamada “Festa da Colheita”, onde até dirigiu uma das colheitadeiras mais modernas existentes. A mostra trata-se de um resgate da evolução histórica da agricultura, através da colheita e do plantio de trigo.

A colheita será feita a mão (por pessoal caracterizado), semimanual, mecânica (com equipamentos antigos) e com o que há de mais moderno. “Depois da colheita faremos o preparo da terra e a plantação para mostrar também como isso acontecia”, contou Franke Dijkstra, coordenador da mostra. Nessa segunda etapa, a terra também será preparada de quatro formas diferentes: por tração animal, com um pequeno trator antigo, com um trator moderno e por último por meio da técnica do plantio direto – desenvolvida e solidificada nesta região e que hoje é utilizada no país todo.

Para ver mais fotos da visita do governador, clique aqui.  

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support