Parque das Águas

 In Destaque, Noticias

O Parque das Águas faz parte de uma das cinco alas do Parque Histórico de Carambeí. O local ainda em construção se trata de um dos projetos mais sustentáveis do Parque.

As construções do Parque das Águas iniciaram em 2012, um ambiente de 25 mil m², o qual será composto de uma ampla área verde, construções temáticas com conteúdos de museu e diversos exemplos de engenharias de controle de águas (lago, canais, moinhos, dique, polder, pontes, eclusa, calhas), além de uma mini fazenda com animais.

Fabio Chedid, curador do PHC, conta que Parque das Águas é inspirado nos Zaanse Schans da Holanda, um parque ambiental que ocupa uma grande área em Zaandam – próximo à Amsterdam (www.zaanseschans.nl/ ). “É parque e é museu ambiental. Ao se tratar do tema da ‘água’ como recurso natural estratégico o Parque Histórico se remete ao tema da ‘sustentabilidade ambiental’, como responsabilidade de todos”, afirma o curador.

Com os canais cavados e uma das pontes instalada em 2012, está em construção o estaleiro e o porto, que como museu tratará do tema naval. O espaço em construção terá 150 m2, e será utilizado como mini auditório para aulas, palestras e reuniões.

Está previsto o término da construção do Parque das Águas e a sua inauguração para 2014. Neste espaço, os turistas poderão caminhar pelos amplos jardins, navegar no canal e visitar as exposições e atividades culturais programadas. “Desta maneira o PHC preserva a memória do patrimônio cultural mútuo entre o Brasil e a Holanda, mostrando o que cada um destes países tem feito para preservação e conhecimento do meio ambiente” pontua Chedi.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support