Alunos contam história da imigração em Carambeí

 In Destaque, Noticias
Parque Histórico é reproduzido em exposição sobre colonização holandesa.
Na quarta-feira (13), o Colégio Estadual Eurico Batista Rosas realizou uma exposição cujo tema foi a “Colonização Holandesa”. Na ocasião, os alunos e professores terraram nas salas de aula, do colégio, as construções que compõe a Vila Histórica no Parque Histórico de Carambeí. Durante o dia receberam a visita de grupos de escolas do município e pessoas da comunidade, e como no Parque Histórico, recepcionaram os visitantes em cada uma das salas, de modo diferenciado, contaram a história da colonização holandesa em Carambeí.
O objetivo da exposição foi resgatar a história da imigração holandesa no município. Para realizar este projeto os alunos do Colégio Eurico, durante os meses de março e abril, visitaram o Parque Histórico com o intuito de conhecer e se aprofundar na história da imigração holandesa em Carambeí. Os estudantes foram divididos em grupos, a cada turma foi passado um tema, e durante as visitas ao Parque foram recepcionados por pessoas da comunidade, descentes das famílias de colonizadores holandeses, que contaram como era a difícil a vida em Carambeí no início da colonização.
Os 15 grupos de alunos do Colégio que visitaram o Parque Histórico, além da colonização, aprenderam sobre o cotidiano dos imigrantes, a rotina na comunidade e fizeram um comparativo do que mudou com o passar dos anos. A pedagoga do Colégio Eurico e descendente das primeiras famílias de pioneiros holandeses que colonizaram Carambeí, Gerdiena Dykstra, conta que as visitas ao Parque oportunizaram aos alunos um conhecimento diferenciando. “As visitas ao Parque Histórico permitiu aos alunos se aprofundar e vivenciar a história da imigração no município. Os estudantes puderam ver as transformações que ocorreram com o passar dos anos em conteúdos obrigatórios das disciplinas passadas em sala de aula, mas de maneira diferenciada”, alegra-se a Gerdiena.
Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support