“Klompen” – um dos símbolos da Holanda

 In Destaque, Noticias

“Klompen” – Tamancos
Considerado um dos símbolos da Holanda ao lado das tulipas e dos moinhos, o tamanco também compõe o traje típico holandês. A madeira usada para a fabricação dos tamancos é especial da árvore conhecida por “ Het Wilgenhout” . A origem desse calçado data de 1487, tendo sido criado para proteger os pés contra o barro, a umidade e a neve. Com o tempo ganhou outras finalidades, como alisar a terra após o plantio e proteger os pés contra acidentes nas olarias.

A partir da Segunda Guerra Mundial, o calçado passou a ser fabricado em máquinas industriais. Conta-se que, nesse período, os membros da resistência ao nazismo usavam os tamancos com o salto invertido para enganar os inimigos. Dessa forma, os alemães seguiam as pistas na direção contrária.
Os holandeses mais velhos, crianças e alguns lavradores do campo calçam o tamanco até hoje. Calcula-se que, atualmente, na Holanda, sejam produzidos por ano aproximadamente três milhões e meio de pares de tamancos.

Visite-nos e conheça outros modelos klompen. Mais informações pelo e-email [email protected]

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support