Parque Histórico recebe cônsul

 In Álbum de Fotos, Destaque, Noticias

Representantes do Consulado da Holanda no Brasil visitam Parque Histórico de Carambeí e conhecem novos projetos relacionados a engenharia das águas.
A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) recebeu, na última semana, a visita de integrantes do Consulado do Reino dos Países Baixo. Na oportunidade, os membros do Consulado e convidados da APHC visitaram a Vila Histórica e o Parque das Águas, que estão em clima natalino com decoração e iluminação. Após o passeio todos foram recepcionado, no Koffiehuis Confeitaria e Restaurante – Parque Histórico de Carambeí, com um jantar típico holandês/indonésio.
O cônsul honorário do Reino dos Países Baixos no Paraná, Robert W. Ruijter, ficou maravilhado ao conhecer o Parque das Águas, que será a nova ala museal do Parque Histórico e retratará as principais tecnologias holandesas utilizadas para o controle das hídrico e o desenvolvimento sustentável. O Zaanse Schans, uma região antiga da Holanda, foi a inspiração da Associação para construir este espaço em uma área de 25mil m2. No Parque das Águas, que inaugura em 2015, haverá diversos modos de engenharia das águas (canais, espelho d’água, pontes, dique, eclusas, moinhos).
Na ocasião, o historiador da APHC, Felipe Pedroso, apresentou aos integrantes do Consulado um dos projetos que será desenvolvido dentro do Parque das Águas, no qual com o auxílio de novas tecnologias, que de modo interativo demonstrará a relação dos holandeses com o fluxo e controle das águas, desde as Grandes Navegações até os dias atuais. “O projeto, que será realizado no Museu das Águas, tende trazer um novo modo de se comunicar entre o museu e os seus visitantes. Abordaremos um assunto extremante importante como a relação humana com a água”, expõe o Felipe Pedroso.
O senhor Ruijter se diz encantado com a é relação que a colonização holandesa de Carambeí tem com a história do seu país de origem, a Holanda. Os descentes das primeiras famílias de imigrantes holandês preocupam-se em manter viva a história de seus antepassados. “Isto me deixa orgulhoso, pois antigamente a única preocupação era com os negócios e investimento. Hoje, os descentes dos imigrantes dedicam seu tempo para cuidar de algo típico holandês e preservar a história”.
O presidente da Associação, Dick Carlos de Geus, animou-se com a visita do Consulado e o interesse do cônsul pelo Parque Histórico. “Nós esperamos que o cônsul possa nos ajudar a estabelecer um relacionamento mais efetivo com a Holanda na área de patrimônio cultural aonde existem possibilidades de obtermos recursos financeiros e eventuais outras ajudas, como material histórico cultural para enriquecimento do Museu das Águas que está sendo estruturado”.

 

 

Clique aqui em confira mais fotos

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support