Parque Histórico de Carambeí dedica espaço a mulher

 In Destaque, Noticias

1 (7)

Associação Parque Histórico de Carambeí está resgatando a história de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento de Carambeí

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) fará uma releitura da importância da mulher na construção e consolidação da ‘Colônia de Carambehy’. A instituição trará a estas mulheres o protagonismo que lhe é merecido e terá um espaço dedicado a elas, pois mesmo sendo uma sociedade patriarcal estas mulheres desempenharam um papel importante, seja: na igreja, na educação, na criação dos filhos e nas demais tarefas cotidianas.
Existe, hoje, a emergência de uma nova museologia e o Parque Histórico sempre esteve atento a essas estruturas teóricas no processo de musealização de suas coleções e acervo. Pensando nisto, a APHC, com o ‘Espaço da Memória Feminina‘, pretende resgatar e preservar a história das mulheres, em um ambiente que será montado no piso superior da Casa da Memória, do Parque Histórico de Carambeí. O local será ambientado com fotos de mulheres da comunidade, de todas as etnias, utensílios e pertences pessoais.
O historiador a Associação, Felipe Pedroso, com a criação do ‘Espaço da Memória Feminina’ propõe contar a história destas mulheres que desempenharam atividades essenciais no início da imigração em Carambeí. “Reescrever a narrativa da formação histórica do município dando o devido protagonismo à figura da mulher é algo imprescindível. A mulher imigrante teve um papel fundamental no crescimento da colônia e é isso que nós queremos mostrar, suas vivências, experiências e seus espaços de ocupação”.
A APHC pede a todos que colaborem para montar o ‘Espaço da Memória Feminina’ e tragam fotos, que serão digitalizadas, e doem a instituição utensílios pessoais que pertenceram a mulheres da comunidade.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt