Parque Histórico de Carambeí resgata uma antiga brincadeira de Páscoa

 In Destaque, Noticias

DCIM100MEDIA

Crianças que visitarem o Parque Histórico na Páscoa poderão procurar ovos nos jardins.

‘Zoek de eieren!’ (Procure os Ovos) é uma tradição milenar que a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) resgata para entreter as crianças que visitarem o Parque na Páscoa. No dia 5 de abril, a partir das 14h, meninos e meninas que estiverem no Parque Histórico participarão da brincadeira ‘Caça aos Ovos’.
O ovo é um dos símbolos do cristianismo e colorir ovos tornou-se uma tradição para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. A APHC retoma esta prática com intuito de proporcionar as crianças reviver a tradição de seus antepassados. “É interessante para esta geração vivenciar uma experiência como está que, quase em desuso, já fez alegria de seus avós”, comenta o historiador da instituição Felipe Pedroso. Regina Los Machado, descendente de uma das primeiras famílias de imigrantes holandeses que chegaram a Carambeí, anima-se com a inciativa da Associação. “É importante manter as tradições. Ainda hoje decoro minha casa para a Páscoa”.
A família Los manteve viva esta tradição e ainda hoje escondem ovos no jardins. Regina, conta que guarda com muito carinho esta recordação de sua infância e hoje passa aos seus filhos e sobrinhos. “Quando éramos pequenos meus pais escondiam cestas com ovos na sala de casa. Os anos se passaram e as comemorações de Páscoa continuaram na casa do ‘opa’ (avô) Theo, agora com os netos, passamos a esconder os ovos nos jardins, em arbustos, copas de árvores e em todos os lugares possíveis. É a maior diversão para os netos. Todos participam, pequenos e grandes saem a procura dos ovos”, relata Regina.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt