Carambeí terra de imigrantes – a presença indonésia

 In Destaque, Noticias

Indonesia
Acervo APHC

Entre os muitos imigrantes que foram da Holanda para o Brasil, estavam também indonésios e holandeses que depois de viver por muito tempo nas Índias Orientais Holandesas já não conseguiam se adaptar ao clima frio da Europa. A colonização holandesa na atual Indonésia teve início em 1605 e a independência declarada em 1945, só veio em 1949; devido as mudanças no país, entre 1945 e 1965 cerca de 300.000 holandeses e indonésios partiram da Ásia para a Holanda, alguns reemigraram depois para outros países, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e também o Brasil.
As primeiras famílias indonésias chegaram a Carambeí em 1937 e várias outras viriam depois da II Guerra Mundial. Além da injeção de investimento na economia local, a chegada das famílias indonésias também trouxe uma valiosa tradição, a culinária, que caiu no gosto e no paladar da sociedade holandesa imigrante, já estabelecida na região.
Uma amostra dessa exuberante culinária estará presente na 8ª Festa dos Imigrantes, promovido pela Associação Parque Histórico de Carambeí, que em seu cardápio conta com uma variedade de sabores, como a Lumpia, tradicional petisco oriental, associado ao rolinho primavera chinês. Sua origem é atribuída às relações da China com os países do sudeste asiático. O prato é um exemplo de uma mistura das culturas nativas Tiong Hoa de Java e resulta numa harmoniosa e peculiar combinação de paladares.
Outra opção é o Saté (Sateh), um dos pratos nacionais da Indonésia, saborosos espetinhos de carne assada acompanhados de molho de amendoim com especiarias ou chutney de frutas e condimentos, que também podem ser servidos com as refrescantes saladas: Atjar Tjampoer que leva em sua composição picles com mostarda e especiarias e a Acar Bening com frutas e vegetais agridoces.

lumpia
Lumpia

molhos
Diversidade de sabores

molhos1
Saté com acompanhamentos

salada1
Acar Bening

sate1
Saté com molho de amendoim e especiarias

Texto: Felipe Pedroso – Historiador, pós graduado em História, Arte e Cultura e Coordenador Cultural do Parque Histórico de Carambeí.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt