Carambeí Terra de Imigrantes – A Presença Alemã

 In Destaque, Noticias

IMG_1136
Interior Casa das Etnias – Parque Histórico

O Brasil é um país construído por imigrantes e sendo assim, Carambeí não poderia estar fora dessa conjuntura, que engloba o território nacional como um todo, não deixando de lado, é claro, o papel das populações nativas, que também constroem a identidade nacional. A cultura nacional é mestiça e assim se manifesta na liturgia do dia a dia, não abstendo é claro as particularidades que cada etnia possui e que define-as.
O Paraná é muito influenciado em seus costumes pelos descendentes de europeus que aqui foram se estabelecendo ao longo do XIX e XX. Incentivados por políticas públicas do governo paranaense aliado ao interesse comercial de grandes empresas, como a Brazil Rail Company que tinha um plano de ocupação de áreas estratégicas para o abastecimento de seu empreendimento.
A cidade de Carambeí é conhecida pela forte presença holandesa, mas não somente pelos mesmos, existe a presença de muitas etnias que aqui encontraram a oportunidade de uma vida melhor, um novo horizonte, como os imigrantes alemães que aqui na cidade campesina encontraram sua nova morada, durante a década de 1920. Antes mesmo da chegada dos primeiros pioneiros holandeses já haviam estabelecidas algumas famílias alemães na região de Carambeí.
A dinâmica do contato que se estabeleceu aqui na cidade foi instigante, pois a língua parecida com a holandesa ajudou em um primeiro momento o contato entre ambos na comunicação, na tradição religiosa não houve um choque cultural, pois nesse sentido, a tradição Luterana Protestante permaneceu forte na região. Na agricultura foram de suma importância, pois trabalhavam muitas vezes nas chácaras de holandeses e posteriormente quando obtinham certo capital acumulado investiam na criação de animais como o gado leiteiro se tornado fiéis cooperados.
Os casamentos entre alemães e holandeses foram bastante comuns e promovidos na região sem um grande empecilho. São muitas as famílias alemãs que aqui fizeram sua vida, entre elas estão às famílias: Ksinsik, Schimidt, Engfer, Hofmann, Gehrmann, Nolte e Esser. Alguns alemães tiveram uma passagem temporária na região como Oswin Scharz e Karl Doenitz e também jovens aventureiros que trabalhavam para a empresa férrea e acabaram por não fixar moradia por aqui.
A 8ª Festa dos Imigrantes do Parque Histórico de Carambeí irá festejar esse multiculturalismo por meio da encenação no Museu Interativo de um casamento entre famílias de imigrantes holandeses e alemães. Além da celebração haverá também um variado cardápio da culinária germânica, salsichões no espeto, cachorro quente típico alemão com mostarda escura e purê de maçã, o tradicional prato – Eisben mit Sauerkraut, – joelho de porco com chucrute, e o mundialmente famoso chopp alemão.

annie11-editada
Venda alemã década de 1930

Texto: Pablo Uliana, graduando em História Bacharelado pela UEPG e estagiário do Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support