Carambeí Terra de Imigrantes – A presença italiana

 In Destaque, Noticias

cultura da paz e reuniao pedagogica 233 (2)
Família Spinardi

A Itália vivenciou diversos conflitos no processo de unificação de seu território, que ocorreu em meados do século XIX.
As dificuldades resultantes do período, como o desemprego, falta de recursos para a sobrevivência e o clima de tensão bélica motivou o êxodo de muitos italianos.
Do grande fluxo migratório europeu para o Brasil, milhares de famílias italianas estabeleceram-se massivamente no sul do país e no estado de São Paulo, destas tantas, centenas de outras, migraram para a região dos Campos Gerais, atraídos pela esperança de uma nova possibilidade de vida, voltada agora para a agropecuária e também pela prática do comércio que a região possibilitava.
Em Carambeí, os italianos auxiliaram consideravelmente no desenvolvimento da região, tendo como destaque a atuação no ramo madeireiro.
Serão representados na 8ª Festa dos Imigrantes pela presença do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade e pelas tradicionalíssimas e saborosas pizzas italianas.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support