Público aprova novo formato da Festa dos Imigrantes

 In Destaque, Noticias

DCIM100GOPROG0011223.

Festa dos Imigrantes foi um sucesso, superou a expectativa da organização e teve público recorde.

A Festa dos Imigrantes, organizada pela Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), realizada entre os dias 29 e 31 de maio teve recorde de público. Passaram pelo Parque Histórico de Carambeí, durante a festividade, mais de 15,5 mil pessoas.
Na oitava edição da festividade a APHC reformulou o conceito do evento, priorizou o típico na gastronomia e nas apresentações culturais. O presidente da APHC, Dick Carlos de Geus, explica que o novo formato do evento agradou ao público por proporcionar uma programação diversificada com gastronomia, apresentações folclóricas, encenação do cotidiano dos imigrantes e a inauguração do espaço museal da instituição o Parque das Águas. “A Feira Gastronômica com pratos típicos de outras etnias, além da culinária holandesa e indonésia tradicional em Carambeí, atraiu muitas pessoas. Boa comida sempre atrai público. Outro fator que trouxe pessoas para o evento foi a possibilidade de assistir a apresentações de nove grupos folclóricos e conhecer um pouco da cultura de cada etnia, ali representada. O Museu Interativo com a encenação de um casamento da década de 1930, realizado no sábado (30), deixou muitas pessoas curiosas para saber como era uma celebração antigamente e trouxe muitos turistas para prestigiar. Muitas pessoas vieram para conhecer a novidade do Parque Histórico, pois muitos estavam curiosos para ver como ficou a nova ala museal, o Parque das Águas, que tanto se falava na mídia”.
Por meio da gastronomia, das apresentações folclóricas e da encenação do Museu Interativo a associação oportunizou aos visitantes vivenciar diferentes culturas em um único lugar. O público aprovou o novo formato da festividade com uma programação totalmente cultural, como relata o visitante de Rio Negro – PR, César Augusto Kundlatsch, “Fiquei surpreso com o número de pessoas neste evento e com a qualidade das atividades propostas. Incrível reunir tantas pessoas com o foco cultural e de resgate das tradições”.
Em um único ambiente, foi disponibilizado ao público assistir diferentes apresentações e conhecer os costumes das etnias que formam o Paraná. Para o diretor artístico do Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla, Lourival de Araujo Filho, a festividade proporcionou aos turista conhecer a rica cultura paranaense em forma de espetáculo. “O evento foi uma festa de oportunidades. Oportunidade para as crianças, jovens e adultos de meu grupo poderem manifestar seu amor e dedicação na divulgação de sua cultura e trabalho artístico. Oportunidade para, juntamente com outros grupos, intercambiar experiências no âmbito de espetáculos e eventos. Oportunidade para o público presente poder avaliar quão rica é nossa terra, o “Paraná de todos os povos”, riquíssimo culturalmente”.
O presidente da associação atribui o sucesso do evento aos voluntários que contribuíram para a realização da festa, aos grupos folclóricos que se apresentaram e a todas as pessoas que de algum modo se envolveram no evento. “Quero agradecer aos voluntários do Museu Interativo que sempre doam seu tempo e dão vida ao Parque Histórico, assim oportunizam aos turistas uma experiência única de voltar no tempo da Colônia Carambehy. Agradeço aos grupos folclóricos que aceitaram o nosso convite e deixaram a Festa dos Imigrantes mais colorida e rica culturalmente. As pessoas que participaram da praça de alimentação. Não posso deixar de citar o nosso querido e saudoso Johannes Jacobus Gillissen, marinheiro e arquiteto, pelos memoráveis trabalhos realizados no Parque Histórico e a idealização do Parque das Águas. Ao público que prestigiou e aprovou o novo formato da Festa dos Imigrantes”, reconhece Dick.
Mal acabou o evento e a APHC está pensando em novidades para a Festa dos Imigrantes em 2016. O historiador da instituição e coordenador cultural, Felipe Pedroso, fala dos projetos para a próxima edição da festividade. “Para próximas edições o público infanto-juvenitl também terá atividades direcionadas, a contação de histórias folclóricas das nações imigrantes na região será um dos atrativos na festa e pretende cativar todas as gerações. Outra novidade será abrir espaço para as imigrações contemporâneas, tornando o evento ainda mais plural”.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support