Em cartaz no Parque Histórico de Carambeí mostra fotográfica Interidades

 In Destaque, Noticias

 

_MG_1683

FOTO: Fayson Merege

 

O Parque Histórico de Carambeí recebe, a partir do dia 4 de julho, a mostra fotográfica ‘Interidades’ que retrata a troca de experiências entre duas gerações distintas, crianças e idosos, que uniram-se por meio da música. A exposição de fotos fica em cartaz na Vila Histórica, do Parque, até o dia 13 de setembro, abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h.

Em 2014, o gestor cultural e arte-educador Eziquiel Ramos realizou dois projetos de musicalização em Carambeí, um com crianças da rede pública de ensino e outro com a terceira idade, paralelemente uniu os dois corais e desenvolveu o ‘Projeto Interidades’.

Na atividade, Eziquiel buscou trabalhar a socialização entre os grupos, o afeto e o respeito, utilizando da música como intermediária na ação. “Minha intenção era que o projeto servisse como modelo para outras cidades. E funcionou! Tanto que, neste ano, recebi uma ligação de Minas Gerais, de pessoas que leram meus artigos na internet e queriam saber mais sobre esta experiência intergeracional. Independente do lugar, desejo que mais pessoas se levantem para projetos como este”, explana o arte-educador.

Durante a execução do ‘Projeto Interidades’ Ezequiel propôs uma parceria com Centro Europeu de Ponta Grossa que resultou na mostra fotográfica. O coordenador do curso de Fotografia da instituição, Marcelo Pereira Leite, com alguns alunos da instituição abraçaram a causa o que resultou na exposição homônima.

Marcelo conta que inicialmente animou-se com a proposta de fotografar espetáculos e apresentações do projeto. Participar do ‘Interidades’, como fotógrafo, foi uma experiência única que levará para a vida toda, uma vez que, fazer fotos artísticas e eternizar as emoções de crianças e idosos, foi um trabalho de muito aprendizado. “Em alguns momentos eu não sabia se fotografava, ou se parava e ficava assistindo. Tiveram momentos de arrepiar, que mexeram muito comigo e precisei respirar fundo para continuar. São situações que não esperava, no envolvimento dos idosos com as crianças, parecia que todos eram crianças e só se distinguia as crianças e os idosos pelas marcas do tempo, mas a interação era tanta que todos pareciam com a mesma idade”, relata Marcelo.

Atualmente, Eziquiel desenvolve outros projetos de socialização para a escola Day Care, de Ponta Grossa. “Do mesmo modo que realizei o ‘Projeto Interidades’ que teve o objetivo socializar pessoas de diferentes gerações, atualmente desenvolvo projetos para a escola Day Care como o ‘Little Helpers’ que aborda a generosidade entre pessoas de classes sociais diferentes, por meio de aulas de economia, produção e momentos de socialização”, finaliza o gestor cultural.

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt