Arraiá do Parque promove resgate de dança folclórica catira

 In Destaque, Noticias

 

2

 

Com uma clássica festa caipira a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) oferece ao público um evento diferenciado e se propõe a resgatar e preservar as práticas caipiras da cultura brasileira. O Arraiá do Parque será no sábado (8), das 14h às 22h, no Parque Histórico de Carambeí com entrada franca.

A programação do evento contará com música sertaneja de raiz, brincadeiras, fogueira, comida típica caipira, mostra de quadrilha e casamento na roça. Serão quatorze grupos de dança a se apresentar no festerê. Como em todos os eventos realizados pela instituição o retorno ao típico é prioridade, em uma das apresentações de quadrilha um dos grupos participantes resgatou uma típica dança folclórica do interior do Brasil, a catira.

A catira não se sabe ao certo como e onde surgiu, mas é uma dança legitimamente brasileira com influência de diferentes culturas, como: indígena, africana, portuguesa e espanhola. A dança folclórica é originária de áreas com tradição sertaneja.

Durante a exibição da quadrilha da Pastoral da Juventude de Carambeí, convidados para encerrar a mostra de dança, a coreógrafa do grupo Bruna Rafaela Pontes Kremer irá inserir na apresentação passos de catira. “Serão apenas segundos de catira, incrementando a quadrilha, mas que trazem um imenso significado. Foi essa a primeira e genuína dança caipira que permitiu o nascimento das demais danças que hoje conhecemos, incluindo as sertanejas”, explica.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt