O povo holandês e a tradição na produção láctea

 In Destaque, Noticias

Cartão Postal Holandês
Domburg Melktent 1900 – Cartão Postal (Acervo APHC)

Bûter, brea, en griene tsiis; wa’t dat net sizze kin, is gjin oprjochte Fries“.
Manteiga, pão e queijo verde: se não consegue dizer isso, você não é um verdadeiro frísio“.

Essa frase do famoso herói frísio Pier Gerlofs Donia (1480-1520), usada por ele para distinguir quem entre os seus prisioneiros era frísio, alemão ou neerlandês, representa muito bem uma cultura láctea presente ao longo da história da Holanda.
O leite, além de ser uma fonte de cálcio, proteína e gordura, é também um ingrediente base em muitos pratos da culinária holandesa. Usado tanto na produção da manteiga, como na do queijo e do pão, ele se tornou um alimento importante na cultura dos Países Baixos.
No período medieval, o leite misturado ao mel, era a bebida mais apreciada pelas mulheres holandesas, mais tarde, na Era de Ouro da Holanda, no século XVI, com a expansão marítima e da rota do comércio de especiarias no Oriente, o leite passou a ser consumido com o incremento de sabores inusitados como cravo, canela e cardamomo, posteriormente ganhou um novo elemento, com a chegada da exótica bebida turca que se popularizava na Europa, o café, misturado com leite, era motivo de deboche dos franceses, que preferiam a iguaria em seu estado puro.
Já no séc. XVII, o leite era produzido no campo para que em seguida fosse encaminhado para a cidade. No entanto, é importante ressaltar que nessa época não havia nenhum controle de qualidade que regulamentasse a produção camponesa desse gênero alimentício, mas mesmo assim, a qualidade da manteiga holandesa (especialmente das produzidas nas cidades de Delft e de Leiden) era famosa no mercado internacional.

Melkmeid
Melkmeid, Jan de Visscher, Nicolaes Pietersz. Berchem, 1643 – 1701 (Reprodução Rijksmuseum)

Na mesma época, os neerlandeses foram apelidados ironicamente de “comedores de queijo” pelos alemães, pelo fato de produzirem e consumirem queijo em grandes quantidades. Entretanto, nem mesmo o consumo nacional era capaz de absorver toda a produção desse alimento. Por causa disso, a nação lucrou muito com a exportação do seu queijo para os países vizinhos, o que além de influenciar na sua economia, também contribuiu para o aperfeiçoamento das técnicas queijeiras.

RP-T-1918-357
Melktijd, Jacob van Strij, 1800 – 1815 (Reprodução Rijksmuseum)

Texto: Lucas Kugler – Graduando em História Bacharelado pela UEPG e estagiário do Núcleo de História e Patrimônio do Parque Histórico de Carambeí.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support