Parque Histórico resgata tradição germânica de Páscoa

 In Destaque, Noticias

 

_MG_8687_compressed

Osterbaum, tradicional árvore de Páscoa alemã é destaque em decoração do museu.

O maior museu histórico a céu aberto do Brasil, o Parque Histórico de Carambeí visa proporcionar aos visitantes uma imersão em diferentes culturas. Neste mês a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) possibilitará aos turistas que visitarem o museu até o dia 27 março, conhecer a tradição germânica de Páscoa.

O historiador do Núcleo de História e Patrimônio da APHC, Vilmar Carvalho, explica a razão pela qual a instituição dissemina os costumes das diferentes etnias presentes em Carambeí. “Toda a memória deve ser guardada. O museu, uma instituição de guarda e preservação, tem o objetivo de difundir as diversas memórias que dialogam com sua identidade. Isso permite com que várias culturas e etnias presentes na comunidade de Carambeí estejam salvaguardadas dentro do museu, proporcionado de maneira mais ampla a produção do conhecimento histórico ao público visitante. Deste modo, o visitante tem o contato com a vivência de mundos diferentes dentro de um mesmo universo”.

O Parque Histórico está se transformando pelo espírito da Páscoa e voluntárias de descendência alemã se propuseram a decorar o museu para a data comemorativa. Com esta decoração a equipe pretendente mostrar aos visitantes um pouco da tradição da Páscoa germânica.

Gretchen Gehrmann conta que não era tradição da sua família o osterbaum, mas que 2015 leu sobre o costume na Alemanha e confeccionou suas duas primeiras árvores de Páscoa, sendo: uma para sua casa e uma para o espaço alemão no museu. A voluntária ainda ressalta que ficou feliz quando a equipe da APHC a convidou para decorar a instituição e mostrar ao público o costume germânico. “É importante fazer esse resgate e divulgar a cultura de nosso antepassados”.

Osterbaum

_MG_8646_compressed

Árvore pascal da cultura germânica

Como na Alemanha a Páscoa acontece durante o inverno a tradição é utilizar árvores com galhos secos e que pareçam não ter vida, por serem símbolo da renovação e com a chegada do verão irão florescer. O ovo é um sinal de renascimento e traz a vida as árvores secas, que é batizada de osterbaum.

Na Alemanha é um costume muito antigo decorar a árvore pascal, pois é muito representativa para os cristãos. Os galhos secos das árvores representam a morte de Jesus na cruz e que no tempo de tristeza é celebrada a vida, com a decoração feita com os ovos. Os ovos são sinal da ressureição e da vida nova de Cristo. Cada uma das cores dos enfeites do osterbaum tem uma simbologia diferente. O vermelho é devido ao sangue de Jesus, o verde é símbolo da esperança, o amarelo é a luz e o branco se refere a paz.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.