Moinhos Holandeses – Conheça as suas peculiaridades

 In Destaque

IMG_9293

A identidade holandesa é baseada em muitos elementos, mas três símbolos são muito representativos para os batavos: as tulipas, os tamancos e os moinhos, no entanto, os moinhos de vento não são uma invenção dos holandeses, há referências destes artefatos no século V na região conhecida hoje como Irã, mas também aparece simultaneamente na região do Afeganistão e eram usados na fabricação de farinha e também para bombear água. Na Holanda a importância era drenar a água das terras baixas de volta para os rios além dos diques, para que a terra pudesse ser cultivada. Hoje existem mais de 1.000 moinhos de vento em todo o território holandês, com funções das mais distintas possíveis, alguns abrigam museus, residências e também servem como atrativos turísticos, além é claro, de operarem suas funções originais na drenagem e moagem. Cada moinho holandês leva um nome e tem um objetivo, vamos conhecer alguns deles?

_MG_1652
Bovenkruier
Significa que a parte de cima do moinho, a ‘cabeça’ com as pás, pode ser posicionada na direção do vento. Esta manobra é feita na parte exterior do moinho.

_MG_1654
Watermolen – Moinho com Roda D’água
Este moinho é encontrado somente em lugares onde há fluxo natural de águas, como riachos, córregos etc. Geralmente usado para moer grãos, mas também para fabricar papel, azeite ou funcionar como serraria.

_MG_1657
Wipmolen – Moinho “gangorra”
Este tipo de moinho foi desenvolvido a partir do moinho poste. Uma forte coluna oca suporta a casa do moinho. A maioria destes moinhos são moinhos de pôlder ou de drenagem. Com vento forte o moinho balança, daí “gangorra”.

_MG_1659
Spinnekop – Moinho Aranha
Este moinho é um tipo menor do moinho “gangorra” e moinho de pôlder.

_MG_1665
Torenmolens – Moinho Torre
O modelo do moinho cilíndrico de tijolos foi provavelmente introduzido pelas cruzadas que encontraram este tipo de moinho na região do Mediterrâneo. Só existem quatro na Holanda; o mais velho data de 1450.

_MG_1667
Binnenkruier hexagonal ou octogonal
O mecanismo para direcionar a ‘cabeça’ do moinho na direção do vento se encontra no interior do moinho.

_MG_1671
Standerdmolen – Moinho Poste
Este moinho já era usado em 1200 para moer grãos. A casa retangular do moinho se apóia sobre um tipo de poste ou coluna de madeira. Para colocar o moinho na direção do vento, o moinho inteiro pode ser girado em torno desta coluna.

_MG_1673
Paltrok
O paltrok é usado exclusivamente como serraria, sempre localizado à beira da água, porque as toras de madeira eram transportadas pela água. Quando estes moinhos eram construídos encontravam-se na Holanda refugiados menonitas da região do Palz (Alemanha). Os mantos típicos (Palz-rock) destas pessoas eram muito parecidos com o modelo do moinho; assim “palz-rock” tornou-se “ paltrok”.

_MG_1675
Grondzeiler
As pás do moinho quase tocam no chão facilitando o trabalho do moleiro para, por exemplo, colocar as lonas nas pás para captar mais vento.

_MG_1677
Bovenkruier redondo
Moinho construído de tijolos, redondo ou octogonal.

_MG_1679
Bovenkruier
Significa que a parte de cima do moinho, a ‘cabeça’ com as pás, pode ser posicionada na direção do vento. Esta manobra é feita na parte exterior do moinho.

Todos estes moinhos fazem parte de nossa coleção de mini-moinhos e podem ser apreciados em sua visita pelos nossas alas museais no espaço temático Casa das Águas.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support