Origens étnicas de Carambeí

 In Destaque, Noticias

_MG_9431

Parque Histórico de Carambeí trabalha identidades étnicas em ação educativa

Origens Étnicas de Carambeí é a nova ação realizada pelo Núcleo Educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC). Desde 2014 a instituição vem desenvolvendo trabalhos voltados a educação com o intuito de estreitar as relações entre o museu e as escolas.

A ação educativa Origens Étnicas de Carambeí é direcionada aos alunos das escolas do município e tem a finalidade de aproximar os estudantes da instituição, comenta o historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, Lucas Kugler. “Com esta ação os alunos irão estudar sua origem e posteriormente ver a representação de sua etnia dentro do museu, com ela buscamos gerar nos estudantes uma sensação de pertencimento na história de Carambeí”

A atividade é dirigida para turmas entre 8 e 12 anos, foi dividida em duas etapas. No primeiro momento o historiador preparou um material didático direcionado ao professor e ensina o que é etnia, o que é cultura e como elas estão presente em Carambeí. A ação encerra como uma visita ao Parque, o historiador faz uma breve explanação do tema trabalhado em sala de aula, pelo professor, apresenta alguns trajes étnicos e mostra aos alunos alguns pontos em que as diferentes etnias estão representados dentro do museu.

Durante a vista ao Parque é apresentado aos alunos trajes que representam as primeiras etnias de imigrantes presentes em Carambeí e algumas crianças são convidadas a vestir a roupa típica. “Utilizamos o lúdico para ensinar, pois quando o aluno coloca o traje fica mais fácil se reconhecer como parte integrante da cultura de determinado grupo e posteriormente reconhecer traços e peculiaridades da mesma”, comenta Lucas.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.