Origens étnicas de Carambeí

 In Destaque, Noticias

_MG_9431

Parque Histórico de Carambeí trabalha identidades étnicas em ação educativa

Origens Étnicas de Carambeí é a nova ação realizada pelo Núcleo Educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC). Desde 2014 a instituição vem desenvolvendo trabalhos voltados a educação com o intuito de estreitar as relações entre o museu e as escolas.

A ação educativa Origens Étnicas de Carambeí é direcionada aos alunos das escolas do município e tem a finalidade de aproximar os estudantes da instituição, comenta o historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, Lucas Kugler. “Com esta ação os alunos irão estudar sua origem e posteriormente ver a representação de sua etnia dentro do museu, com ela buscamos gerar nos estudantes uma sensação de pertencimento na história de Carambeí”

A atividade é dirigida para turmas entre 8 e 12 anos, foi dividida em duas etapas. No primeiro momento o historiador preparou um material didático direcionado ao professor e ensina o que é etnia, o que é cultura e como elas estão presente em Carambeí. A ação encerra como uma visita ao Parque, o historiador faz uma breve explanação do tema trabalhado em sala de aula, pelo professor, apresenta alguns trajes étnicos e mostra aos alunos alguns pontos em que as diferentes etnias estão representados dentro do museu.

Durante a vista ao Parque é apresentado aos alunos trajes que representam as primeiras etnias de imigrantes presentes em Carambeí e algumas crianças são convidadas a vestir a roupa típica. “Utilizamos o lúdico para ensinar, pois quando o aluno coloca o traje fica mais fácil se reconhecer como parte integrante da cultura de determinado grupo e posteriormente reconhecer traços e peculiaridades da mesma”, comenta Lucas.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support