O delicado e peculiar Stroopwafel holandês

 In Destaque

Possivelmente o stroopwafel tem sua origem na cidade holandesa de Gouda, onde eles foram assados pela primeira vez em 1784. A história diz que um padeiro fez um experimento com uma massa de migalhas de bolo que ele prensou numa chapa de ferro e em seguida despejou calda de caramelo. Com um sabor delicado e peculiar, a receita só pode ser realizada por conta do mercantilismo adotado pelos holandeses, das especiarias asiáticas fez-se a mistura da massa e do cultivo da cana-de-açúcar do Suriname, uma de suas colônias, pode-se produzir o caramelo.

Este possivelmente tenha sido então, o primeiro stroopwafel feito na história, que rapidamente se tornou imensamente popular. Em torno do século XIX dezenas de padarias adotaram a iguaria como especialidade e no século XX os waffles eram produzidos em larga escala industrial para consumo interno e exportação.

jonker

O famoso doce chegou em Carambeí e região em 1948 pelo padeiro holandês Gerard Ellinus Jonker, que abriu sua padaria na então Colônia Carambehy. Sua família herdou a técnica e a tradição, resistiu a tecnologia e a produção em larga escala, na atual fabrica de Bolachas Holandesas Jonker procuraram manter as mesmas técnicas de produção que eram usadas na época de sua fundação. E como o stroopwavel ganhou popularidade por meio de feiras e festivais pelas cidades da Holanda, não poderia ser diferente por aqui, a Jonker estará presente no Festival Gastronômico Sabores do Mundo, representando o paladar neerlandês com as tradicionais bolachas recheadas com caramelo feitas na hora.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support