Parque nas Escolas

 In Destaque, Noticias

_MG_1313

Parque Histórico de Carambeí desenvolve ações educativas com o intuito de aproximar escolas da instituição museal.

O Núcleo Educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), no dia 11 de maio, visitou a Escola Municipal Mariana Garcez, da cidade de Castro, com o projeto Parque nas Escolas e atendeu cerca de 150 alunos. O programa busca aproximar a escola do museu proporcionando aos estudantes o contato com fontes históricas, com peças do acervo da instituição museal e conhecer o ofício do historiador por meio de oficinas. Desde modo, intensifica o trabalho educacional do museu e mostra aos alunos que eles estão inseridos na história.

_MG_1430

Lucas Kugler, coordenador do Núcleo Educativo APHC, explica o que a instituição museológica propõe com esta ação educativa. “Com o Parque nas Escolas nossa primeira intensão é aproximar o museu dos alunos e depois das escolas. Os estudantes vão perceber que o museu é um espaço democrático e o mesmo conteúdo trabalhado em sala de aula pode ser abordado na instituição museal, o que torna o aprendizado eficaz e dinâmico. O projeto, além da função educacional tem a função social, pois ao atender a comunidade dos Campos Gerais trabalhando com a sua história permite que os alunos reafirmem sua identidade como sujeito histórico”.

_MG_1343

Janete Soares Machado professora de história e geografia, da Escola Mariana Garcez, conta que o projeto foi essencial para aprofundar o conhecimento dos estudantes. “A prática aplicada pelo educativo da APHC fundamentou a teoria passada em sala de aula. Os alunos vivenciaram o conteúdo o que proporcionou lhes um conhecimento diferenciado, eles passaram a se identificar com a história”.

“As escolas estão tomando a iniciativa, estão nos procurando e agendado as atividades educativas. Estamos construindo uma ponte com as escolas que está se tornado cada vez mais sólida”, anima-se Kugler ao ser questionado sobre o resultado e a continuidade do Parque nas Escolas.

“Em 2014, a convite de mães de alunos do Colégio Marista Pio XII de Ponta Grossa, o museu deu o ponta pé inicial do projeto Parque nas Escolas aplicando de forma espontânea a atividade, mesmo que o projeto tenha sido realizado sem um estudo prévio a ação foi extremamente positiva para a instituição. Hoje, com a implementação de um Núcleo Educativo a APHC pode avançar naquilo que a define como uma instituição museal, que é a base educativa. As duas ações possibilitam uma democratização ao acesso da instituição”, finaliza Felipe Pedroso, coordenador cultural e historiador do Parque.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support