Parque Histórico consolida a Turma do Parque como ação educativa

 In Destaque, Noticias

IMG_9163

Público infantil aprenderá a história da imigração em Carambeí por meio de atividade lúdica

Preocupada em atender ao público entre 3 e 9 anos a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) lançou o projeto teatro de fantoches a Turma do Parque. A atividade lúdica tem por finalidade contar a história da imigração holandesa no munícipio com uma linguagem adequada a idade destes visitantes. O teatro é apresentado aos grupos escolares agendados com antecedência pelo e-mail [email protected].

O corpo técnico da instituição museal estudou, pesquisou e percebeu que a utilização de recursos lúdicos seria a forma ideal para prender a atenção e ensinar os alunos da educação infantil e das séries iniciais do fundamental I. A Turma do Parque é uma das primeiras ações educativas desenvolvida e implantada pela associação.

É comprovado por estudos que as atividades lúdicas complementam na educação, pois durante estas ações é proporcionado aos pequenos vivenciar a história e assim assimilar o conhecimento que posteriormente será aplicado em suas vidas explica Gabriela Freytag, professora do Centro Municipal de Educação Infantil Betânia. “Despertar o interesse do aluno para a aprendizagem, exige de nós educadores, uma transmissão de conhecimento lúdica. Por exemplo, uma história pode ser contada de inúmeras formas, porém a criança precisa sentir o prazer no ato de ver e ouvir, e por consequência aprender. Os meios que utilizamos para a transmissão do conhecimento são essenciais para a aprendizagem de sucesso.”

Para iniciar a atividade com a Turma do Parque a instituição contratou Graci Barros, bacharel em História pela UEPG e mestre em Artes Cênicas pela UNL – Portugal, para desenvolver o projeto idealizado pela equipe APHC. Graci conta que viu no teatro de fantoches um diferencial para o museu trabalhar com o público infantil.  “O teatro de fantoches tem sido muito utilizado nos dias de hoje nas escolas para ensinar, passar mensagens às crianças e aos demais tipos de público. E foi pensando na maneira como o teatro de fantoches vem sendo trabalhado, que escrevi o Projeto Teatral de Fantoches para APHC, onde o público, principalmente infantil, poderia compreender um pouco da história da colonização holandesa em Carambeí, aprendendo de forma lúdica, onde cores, movimentos e sons prendem a atenção do público”.

Graci acrescenta que é indispensável as instituições culturais se adequarem para atender públicos de diferentes faixas etária. “Saindo um pouco da forma tradicional que os museus contam a história, mesmo porque temos que estar atentos às necessidades e a atualizações que ocorrem no mundo”.

O teatro de fantoches tem conquistado até mesmo os adultos. Albert Fokkens, descente de holandês e morador de Carambeí, assistiu a Turma do Parque acompanhado de seu neto e contou que ficou emocionado com a história que relata a chegada de seus antepassados ao município.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support