As práticas desportivas na Colônia Carambehy

 In Destaque, Noticias

O esporte é uma atividade que sempre fez parte do cotidiano do imigrante na antiga Colônia Carambehy, exceto nos primeiros anos de ocupação, onde todo o tempo era destinado ao árduo trabalho das famílias na produção da terra. Quando essas famílias puderam gradativamente se estabilizar, o esporte foi sendo inserido como meio de lazer, primeiramente aos sábados, quando havia um tempo livre, mas nunca aos domingos, dia guardado pela religião protestante, adotado por todo o núcleo imigrante.
Segundo relatos de descendentes de imigrantes pioneiros, a ginástica foi a primeira das práticas desportivas a ser inserida, já na década de 1920, trazida por jovens vindos da Alemanha, que fundaram até mesmo uma associação de práticas esportivas, onde eram ministradas aulas de ginástica.


Grupo de Ginástica Feminino (Autor desconhecido/Acervo APHC)

Em um relato do livro de “Carambeí – 75 anos”, Hendrick Kooy esclarece que “Os mais idosos não aprovavam a prática esportiva, principalmente a participação das moças, pois a utilização de roupas para esses fins era considerado uma falta de respeito a Deus”. No entanto, mesmo com a percepção negativa dos membros mais velhos da comunidade, o esporte era cada vez mais presente na vida dos jovens, principalmente como forma de socialização. Logo em seguida formaram-se times de handebol, nas categorias masculino e feminino, e eram considerados, junto com os piqueniques, um dos passa-tempo mais apreciados na colônia.

Handbol_masculino
Time de Handebol Masculino (Autor desconhecido/ Acervo APHC)

Handball
Time de Handebol Feminino (Autor desconhecido/ Acervo APHC)

Com a popularização da ginástica e do handebol e da grande adesão do público jovem, nas décadas seguintes, o futebol foi ganhando espaço entre a parcela masculina, o chamado futebol de várzea atraía os meninos para disputas amistosas em campinhos de futebol improvisados. Com o crescimento demográfico na colônia e com a estabilidade provinda da instauração da cooperativa, as práticas desportivas tiveram uma significativa atenção, times de futebol masculino foram criados para representar a cooperativa em torneios. O vôlei também conquistou uma adesão considerável, tanto dos homens quanto das mulheres, prática mantida até os dias atuais com grande popularidade.

futebol1
Time de Futebol (Autor desconhecido/Ano desconhedico/ Acervo APHC)

Futebol2
Time de Futebol (Autor desconhecido/Ano desconhedico/ Acervo APHC)

Futebol0
Time de Futebol (Autor desconhecido/Ano desconhedico/ Acervo APHC)

volei2
Time de Voleibol feminino (Autor desconhecido/Ano desconhedico/ Acervo APHC)

volei1
Time de Voleibol feminino (Autor desconhecido/Ano desconhedico/ Acervo APHC)

Outro importante fator a ser mencionado é a integração das diversas colônias de imigrantes holandeses por meio do esporte, o Zeskamp, o evento já contou com atletismo, corrida de diversas distâncias, lançamentos e salto a distância, disputa de xadrez, de natação, de Klaverjas, bocha e também basquete.
O esporte foi uma prática importante dentro da colônia Carambehy, independente de sua finalidade, seja ela para recreação, lazer, sociabilidade ou apenas como disputa, foi considerado até mesmo um local de tradição esportiva na década de 1970, onde diversas outras modalidades foram inseridas.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support