Museu prepara equipe para receber crianças

 In Destaque, Noticias

14285685_1108291775928963_1692301100_o
Mediadores do Parque Histórico de Carambeí participam de capacitação para atender grupos escolares.

Em média 30% dos visitantes do Parque Histórico de Carambeí são grupos escolares. Com o intuito de atender esse público a equipe de mediadores da instituição cultural recebeu uma Oficina de Didática, onde puderam apreender métodos e técnicas para envolver os alunos ao ensinar sobre a história da imigração contada no museu.

A atividade de caráter pedagógico teve o intuito de desenvolver uma nova abordagem dos mediadores ao se relacionar com o público infantil, explica Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí. “A oficina consistiu em uma discussão acerca de abordagens e sobre a linguagem da mediação, com sugestões de atividades que cativem a atenção das crianças de maneira lúdica”.

“O objetivo da oficina foi ensinar a equipe do Parque Histórico meios para prender a atenção dos alunos que visitam o museu, mantê-los conectados com os mediadores e proporcionar aos pequenos uma viagem na história contada aqui”, explica a pedagoga e oficineira Bruna Rafaela Pontes Kremer.

Para a turismóloga da instituição, Ana Cristina Siqueira, a atividade fortalece o turismo pedagógico e permite que o púbico escolar não tenha a ida ao museu apenas como lazer, mas também como fonte de aprendizado e queiram retornar. “Com uma ação lúdica, mudando a forma de abordagem geramos o encantamento das crianças, fazendo que tenham uma percepção diferenciada de museu para que encarem o local como algo positivo e queiram retornar com seus amigos e familiares”.

O historiador finaliza contando que a atividade proporcionou ao grupo uma nova reflexão para que tornem as visitas dos grupos escolares mais proveitosas. “Pudemos exercitar a criatividade, em conjunto a equipe pode pensar em como repassar ao púbico infantil de modo lúdico e agradável a memória cultural presente na história da cidade”.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support