Jaselka encerra apresentações do Natal no Parque

 In Destaque, Natal 2016, Noticias

phc-547

Auto de Natal polonês será o último espetáculo, desta edição, do evento natalino do Parque Histórico 

No domingo (18), com muita dança, encenação e a herança cultural cristã o Wisla Grupo Folclórico Polonês do Paraná fechará a agenda de espetáculos do maior evento natalino dos Campos Gerais, o Natal do Parque Histórico de Carambeí. Este é o terceiro ano consecutivo que o grupo folclórico, de Curitiba, apresenta o Auto de Natal Jaselka na instituição museal.

Em 2014, a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) abriu espaço, no Natal no Parque, para apresentações de Natal étnicas. “Os espetáculos natalinos com belíssimas apresentações folclóricas demonstram o espírito plural que a instituição vem abraçando e evidenciando a integração entre diferentes etnias”, explica o historiador e coordenador cultural Felipe Pedroso.

O Wisla tem participado do evento e cativado o público com o emocionante espetáculo Jaselka, uma tradição medieval polonesa, que passou a ser realizada no Brasil na década de 1970 pelo grupo folclórico.

“O Grupo Wisla apresentará o Natal na tradição polonesa Jaselka. Uma manifestação popular ainda presente na Polônia e que foi trazida pelos imigrantes. Incorporamos as tradições, as danças e os cantos típicos que são apresentados com os mais belos trajes poloneses”, conta Lourival Araujo Filho diretor artístico do grupo.

A estrela principal do Jaselka é o menino Jesus, acompanhado de Maria e José. E a convite do grupo folclórico a Sagrada Família será representada por uma família da comunidade local que tem um bebê de poucos meses para ocupar o papel do Cristo. “A escolha da participação de uma família local para representar a Sagrada Família mostra o cunho colaborativo e comunitário do museu”, finaliza o coordenador cultural.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support