Historiadores contam como é preservado o acervo do Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

Corpo técnico do museu explica o processo de higienização dos objetos da instituição.

Os visitantes que chegam ao Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, ficam encantados com a beleza natural e saem maravilhados ao ver peças muito antigas que formam as coleções da instituição em perfeito estado. O que ninguém imagina é o trabalho realizado para conservar cada um dos objetos que compõe o acervo dos cenários inseridos nas alas museais. Pensando nisto, a equipe técnica do Parque Histórico explica como é realizada a manutenção das peças do museu.

O historiador e coordenador cultural da Associação Parque Histórico de Carambeí, Felipe Pedroso, conta que o procedimento utilizado na preservação dos objetos é a higienização que permite resguardar o acervo da instituição museal. “Esta prática de conservação preventiva é realizada por um profissional capacitado com o auxílio de materiais específicos para a retirada das sujidades das peças. Com este método é retirado todo o acúmulo no exterior dos objetos, como: pó, fuligens, mofo e bolores”.

A higienização deve ser feita com frequência para garantir a integridade física das coleções. Felipe reforça que para cada objeto o cuidado é diferenciado e com os metais a atenção deve ser redobrada. “É necessário cautela na manutenção de peças com metal em sua composição, como: o cobre, o estanho e a prata. Esses objetos precisam de cuidados diferenciados principalmente devido a umidade relativa do ar e no controle da temperatura do ambiente. O armazenamento incorreto pode causar transformações químicas irreversíveis como a corrosão, perda da coloração original e ferrugem”.

Para conservar peças em metal o cuidado deve ser dobrado

O coordenador cultural comenta que o Parque Histórico precisa intensificar seus cuidados com a conservação e a prevenção preventiva devido sua posição geográfica. “O fato dele ser um museu a céu aberto, estar situado em uma zona rural demanda uma atenção e cuidados redobrados. Infestações microbióticas, ou seja de pequenos insetos, de pragas e o controle é um dos nossos maiores desafios, hoje”.

Vilmar Carvalho, historiador da instituição e responsável pelo operacional do acervo, relata que no Parque Histórico é feita uma análise periódica para saber o procedimento a ser realizado. “Realizamos uma vistoria semanal para chegar ao diagnóstico dos espaços e do acervo. Esta é a primeira etapa no processo de conservação, a partir dele, podemos levantar as condições físicas de cada uma das peças e em seguida, quais as medidas preventivas as mesmas necessitam. Estamos longe de estar o padrão recomendado, mas adotamos medidas paliativas que auxiliam no desenvolvimento da conservação do nosso acervo”.

O historiador Vilmar cita um exemplo de como faz a higienização de peças adaptando a realidade dos equipamentos que a instituição possui. “Os livros são higienizados mecanicamente a seco, a poeira e demais sujidades são removidas das folhas e lombadas com trincha, uma espécie de pincel macio, manuseando de baixo para cima. Como não possuímos equipamento para fazer a higienização a seco utilizamos pó de borracha, aplicado em movimentos circulares página por página, este é um método muito eficiente e após o processo utilizamos o pincel para remover as sujidades. Grampos, prendedores, fitas adesivas e qualquer outro corpo estranho devem ser removidos”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support