Projeto Cozinha Saudável

 In Destaque, Noticias

Intolerâncias e alergias alimentares é tema de programa realizado por empresas que compõe a Rede Gastronômica dos Campos Gerais.

A assessora de comunicação da Associação Parque Histórico de Carambeí, Ana Paula Bomfim, com a gerente de atendimento do Frederica’s Koffiehuis, Pâmela Ribas, a proprietária da Panificadora Brioche, Denise Catarina Furmann Miara, e a proprietária da Sabor pra Vida – Confeitaria Saudável, Ana Paula Deolgobo, nesta terça-feira (25), lançaram o Projeto Cozinha Saudável – responsabilidade com a sua saúde. A iniciativa foi o trabalho de conclusão do curso Escola de Líderes oferecido para as empresas que compões a Rede Gastronômica dos Campos Gerais, com o apoio do Sebrae Ponta Grossa.

O Projeto Cozinha Saudável – responsabilidade com a sua saúde surgiu com o intuito de orientar e ensinar pessoas a detectarem sintomas de intolerâncias e alergias alimentares causadas pelo glúten, leite, ou pela lactose, pois muitos dos portadores destas sensibilidades não sabem que a possuem. O programa também instrui a substituição alimentar até que as pessoas com intolerâncias alimentares busquem o auxílio de um médico para iniciar uma dieta oferecida por um profissional da área alimentar.

A Casa Padre Theodorus Koop, contra turno social de Carambeí, a Polícia Militar de Carambeí e o Colégio Marista Pio XII de Ponta Grossa foram as primeiras instituições beneficiadas com o Projeto. Incialmente foram distribuídos 200 questionários para conhecer o público destas entidades, saber se algum dos integrantes possuem algum sintoma relacionado a sensibilidades alimentares, posteriormente em algumas das instituições foram dadas palestras sobre a temática com base em uma apostila montada pela nutricionista Lorene Yassin, de Ponta Grossa. A ação também resultou em um livro com receitas sem glúten, sem lactose e sem leite como uma opção de alimentação saudável para portadores de intolerâncias e alergias alimentares.

A equipe de funcionários da Panificadora Brioche, de Ponta Grossa, receberam uma palestra sobre o tema, pois o estabelecimento gastronômico comercializa produtos sem glúten, leite e lactose, para que aprendam sobre contaminação cruzada e conheçam os danos que causa a saúde do indivíduo com sensibilidades alimentares.

O Projeto Cozinha Saudável – responsabilidade com a sua saúde terá continuidade em estabelecimentos comerciais por meio de treinamentos sobre inclusão alimentar. Deste modo, empresas do ramo gastronômico poderão oferecer aos seus clientes produtos diferenciados na área de cozinha inclusiva, com a produção de alimentos destinados a pessoas com alergias e intolerâncias alimentares.

Para os interessados na temática serão disponibilizados abaixo a apostila confeccionada pela nutricionista Lorene Yassin e o livro com receitas sem glúten, leite e lactose.

Clique aqui para ver o livro-de-receitas

Clique aqui para ver a apostila

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support