Parque Histórico intensifica processo de digitalização de seu acervo fotográfico

 In Destaque, Noticias

A fotografia pode reproduzir cenas do cotidiano, retratar momentos em família, registrar festividades, mas para um museu a foto é um dos recursos utilizados na reconstituição da história. A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) tem um cuidado especial para preservar o seu acervo iconográfico.

As ações da digitalização fazem parte do programa do Núcleo de História e Patrimônio que busca intensificar o processo de tratamento do seu acervo. O procedimento adotado pelos estagiários nesta tipologia do acervo é peculiar, pois as imagens necessitam de um cuidado específico.

Existe um procedimento padrão seguido pelos museus quando recebem doações de fotografias, o processo para integra-las ao acervo das instituições é fazer uma descrição analítica de cada imagem, separar por categoria, higienizar quando for necessário, digitalizar e armazenar. Leonardo Pugina, estagiário do Núcleo de História e Patrimônio da APHC, explica que na instituição a metodologia utilizada difere das demais instituições museais. “O Parque Histórico e a comunidade local tem uma relação de proximidade, uma ligação afetiva, muitas vezes os álbuns de família são emprestados para a instuição digitalizar e posteriormente são devolvidos ao proprietário. Nosso método de arquivar e alimentar o acervo iconográfico é diferente de outras instituições de memória, muitas vezes precisamos iniciar pela digitalização das imagens, pois temos que devolver as originais”.

Leonardo conta que o processo para digitalizar as fotos é demorado e leva em torno de quatro minutos para escanar cada uma das imagens. “Como na maioria das vezes as fotos originais não ficam no Parque nós precisamos digitalizar as fotografias com o máximo de resolução possível, pois é por meio da imagem digital que faremos uma cópia física e posteriormente daremos sequencia no processo metodológico de identificação e catalogação”.

As fotos digitalizada auxiliam no processo de pesquisas, destaca o estagiário da APHC Henrique Serra. “Ter um acervo iconográfico digital é importante para preservar os documentos originais e nos permite disponibiliza-lo para estudos e pesquisas”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support