Parque Histórico realiza ações direcionada ao público escolar

 In Destaque, Noticias

Núcleo Educativo permite ao museu ensinar de modo didático, lúdico e inclusivo.

O Parque Histórico de Carambeí é o maior museu a céu aberto da região Sul, com 100 mil metros quadrados e a maior área museal do Brasil na tipologia histórica, inaugurado em 2011 com o intuito de preservar e difundir a memória dos imigrantes na região, é hoje, consolidado como principal atrativo turístico dos Campos Gerais. O museu tem cumprido seu papel educativo e comunitário, desde a implantação do Núcleo Educativo que busca aproximar a comunidade, as escolas e os alunos.

Com a implantação do Educativo na instituição a narrativa holandesa tratada no Parque Histórico abriu espaço para outras etnias que também contribuíram para a formação de Carambeí. “O museu é um espaço para todos, não podemos afirmar a importância social de uma determinada identidade étnica presente na comunidade, validar a ideia da diferença e representatividade seletiva. Com o Educativo buscamos revisar o discurso trabalhado no museu, afim de aproximar as outras etnias, dando-lhes mais representatividade na história de Carambeí”, destacou Lucas Kugler historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico.

A mudança no discurso do museu está aproximando a comunidade do Parque, que passou a sentir-se mais representada, passando a entender que suas famílias fazem parte da história do município e que o museu é uma instituição cultural que deve ser usufruída por todos. Com o auxílio do Núcleo de História e Patrimônio e dos mediadores da intuição o Núcleo Educativo deu mais um passo com o intuito de romper os muros do museu e aproximar os estudantes, criou e está desenvolvendo um programa que aborda ações destinadas ao ponto de vista educacional para atender grupos escolares. “O programa educativo consiste em realizar ações específicas direcionadas ao público escolar e que dialoguem com o aprendizado, problematizando questões pertinentes a história regional”, explica o historiador.

Crianças até 8 anos conhecem a história da imigração por meio do Teatro de Fantoches

Dentro do programa são criadas as ações educativas com a finalidade de aproximar o público escolar, democratizar o acesso a história contada dentro do museu e viabilizar um conteúdo didático, lúdico e inclusivo.

Também foi desenvolvido um material voltado aos educadores, buscando auxiliar na preparação dos alunos para a visita ao Parque Histórico, com o intuito dos professores retornarem à instituição com a turma para estudar e se aprofundar em outros temas. A Cartilha de Aproveitamento Pedagógico está disponível no site do museu e aborda questões como os fluxos migratórios e história regional e demais assuntos de interesse.

Mais informações sobre as atividades realizadas pelo Núcleo Educativo pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support