Oficina de danças circulares, medievais e celtas

 In Feira Medieval

A dança é uma expressão corporal e artística que sempre esteve presente em todos os povos nos mais diferentes momentos históricos e diferentes contextos sociais e culturais. Se na Antiguidade a dança tinha um papel sagrado, onde se dançava em honra aos deuses; na Idade Média, a dança era muito comum tanto no meio palaciano como no meio campestre. As danças assumiam, por assim dizer, um papel importante para a sociedade medieval onde as danças da corte destacavam-se pela pompa, luxo e por passos mais lentos e menos elaborados, enquanto que as danças camponesas eram mais alegres, com passos mais rápidos e músicas mais “animadas” e “ligeiras”.

Peasant Dance, de Peter Bruegel, o Velho

Entre o tipo de dança mais difundida na Europa Medieval destaca-se a “dança de roda”. Dois fatores que provavelmente contribuíram para a popularização deste estilo de dança foram a simplicidade de seus passos, onde tanto homens e mulheres dançam em roda e de mãos dadas, como a simbologia e o valor mágico do círculo. E, as formas mais populares de dança medieval foram a estampie (dança sapateada) e o saltarello (dança saltitante). Dançava-se durante os jantares na corte, em celebrações de casamentos, para celebrar um bom plantio ou uma boa colheita, em festas e festivais. No final da Idade Média a dança e a música tornaram-se parte de praticamente todos os acontecimentos festivos.

A Oficina de Dança Circular Medieval e Celta será um momento onde os participantes da Feira Medieval do Parque Histórico poderão conhecer um pouco mais deste período histórico de forma lúdica e interativa. Serão ensinados alguns passos básicos de danças circulares tanto medievais quanto celta e dentre as músicas escolhidas para esta atividade estão Irish Mandala, Satarello e Walpurgisnhacht (Faun).

Saltarello – Bartolomeo Pinelli

Texto: Hanelore Sandner Campregher, Especializanda em História Antiga e Medieval – Itecne (Curitiba). Licenciada em História pela FAMEBLU/UNIASSELVI. Focalizadora e estudiosa de Danças Circulares.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support