Cultura holandesa a mesa é tema de exposição no Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

Cultura holandesa a mesa é tema de exposição no Parque Histórico

A Casa da Memória, do Parque Histórico de Carambeí, receberá a exposição de curta duração Mesa Posta – O chá e o café na cultura holandesa, que abrirá para visitação do público a partir do dia 1º de março com entrada gratuita.

A mostra integra o Programa Cultura Alimentar que será trabalhado durante o ano no Parque Histórico e conta com peças antigas, de diversos países. A exposição conta com objetos que pertencem ao acervo material da instituição e também peças da comunidade, cedidas exclusivamente para a ocasião.

Um dos destaques é o theemuts, utensílio em formato de bolsa de mão para cobrir bules e manter o calor, muito utilizado no início do século XX, considerado o precursor da garrafa térmica.

Theemuts: peça utilizada para cobrir o bule e manter quente chá ou café

O historiador e curador da exposição, Felipe Pedroso, espera que o público compreenda a importância do chá e do café na formação da cultura holandesa. “Que as pessoas possam conhecer mais sobre essas bebidas coloniais, que possuem uma grande importância na formação cultural do povo holandês e significou o apogeu econômico e cultural no período renascentista, dando início de grande parte de seus costumes, hábitos e tradição a mesa”.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support