Parque Histórico realiza Oficina de Pêssanka

 em Destaque, Noticias

Páscoa no Parque aproxima crianças da cultura ucraniana por meio de atividade lúdica

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí desenvolveu para a Páscoa uma Oficina de Pêssanka para atender os grupos escolares e as crianças que visitarem o museu durante esse período. A atividade tem o intuito de aproximar os pequenos da cultura eslava e mostra a tradição dos ovos pintados manualmente.

Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque, explica como a ação possibilitará que a garotada conheça a cultura ucraniana. “Com essa oficina buscamos introduzir os grupos escolares no panorama histórico por meio de aula interativa onde os alunos poderão fazer as suas próprias pêssankas de gesso conforme o simbolismo presente nessa arte eslava”.

A ação trabalha com um patrimônio de origem eslava, a pêssanka que é um ovo pintado a mão herança cultura dos imigrantes que chegaram ao Brasil no final do século XIX. “São cerca de 500 mil descendentes de ucranianos no Brasil, desse 400 mil encontram-se no Paraná e preservam a tradição dos ovos pintado manualmente. Carregando simbolismos cristãos e de origem pagã, a pêssanka é um fruto do sincretismo cultural presente na história ucraniana”, comenta Lucas.

Para a Oficina de Pêssankas realizada para o público escolar as vagas foram preenchidas rapidamente. Devido a rápida adesão o Núcleo Educativo decidiu preparar uma atividade para atender as crianças que visitarem o Parque no domingo de Páscoa.

“As pêssankas possuem uma simbologia que fala de renovação, são dadas a pessoas especiais com votos de prosperidade. A oficina preparada para o público escolar foi adaptada para atender o público espontâneo do Parque, no domingo de Páscoa, para que de modo lúdico possamos aproximar as crianças da rica herança cultural eslava”, relata Fernanda Hrycyna.

Serviço:

A Oficina de Pêssanka é destina as crianças que visitarem o Parque Histórico no domingo de Páscoa e será realizada a partir das 14h. A atividade será gratuita, não é necessário fazer inscrição prévia e no domingo criança até 10 anos não pagará entrada para visitar o Parque Histórico. Mais informações pelo telefone 42 3231-5063.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt