Parque Histórico recruta voluntários para Feira Medieval

 In Destaque

A participação da comunidade é o diferencial do evento que retrata a Idade Média.

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, abre inscrições para voluntários que se identificam com a temática da Idade Média e queiram colaborar com a segunda edição da Feira Medieval. A equipe auxiliará nas atividades educativas do evento medieval.

Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo da instituição museal e organizador da feira, relata como o evento trabalha com a Idade Média e busca aproximar o público deste período. “A proposta da Feira Medieval é trabalhar com a temática da Idade Média de forma lúdica, tornar essa experiência mais próxima do cotidiano e das diversas balizas medievais abordadas pelo evento”.

Oficina de Maquiagem Medieval Fantasiosa 

Na primeira edição realizada em 2017, foi possível perceber o diferencial que foi a participação de voluntários que estavam envolvidos nas ações educativas. Para a segunda edição que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto deste ano, o Parque Histórico pretende dar continuidade e expandir o número do voluntariado na realização da evento.

“É importante contar com voluntários já que como instituição museal temos um caráter de museu fórum, onde é produzido coletivamente o saber e essa é uma forma de tornar a comunidade participativa na construção do conhecimento dentro do Parque Histórico”, Lucas relata a relevância da participação colaborativa no evento.

Poderão participar da Feira Medieval como voluntários pessoas acima de 15 anos, e para acadêmicos será fornecido certificado. Os trajes não serão disponibilizados pela instituição, cada participante deverá providenciar o seu. Informações e inscrições para voluntários serão feitas pelo e-mail [email protected].

Segue abaixo lista de atividades disponíveis, nas quais é imprescindível a participação de voluntários.

Taberna Drunken Boar

– Atividades: Falas interativas e espontâneas sobre a alimentação na Idade Média com a fila da Arquearia (o espaço da taberna ficará ao lado do estande de arquearia). Venda de hidromel no copo, venda de pequenas porções de alimentos e sorteio de kits para quem obter pontuações especificas no estande de arquearia.

Precisa de voluntários: Para auxiliar no atendimento, organização e nas falas.

 

Espaço do paganismo celta

Atividades: Leitura de horoscopo celta, Ogham (jogo de adivinhação celta), venda de poções mágicas em forma de chá, leitura de cartas (elemento fantasioso).

Precisa de voluntários: Para serem figurantes de druidas.

 

Espaço do paganismo celta

Atividades: Leitura de horoscopo celta, Ogham (jogo de adivinhação celta), venda de poções mágicas em forma de chá, leitura de cartas (elemento fantasioso).

Precisa de voluntários: Para serem figurantes de druidas.

 

Espaço de Arquearia:

Atividades: Tiro ao alvo com arco e flecha. Haverão 3 estandes simultâneos.

Precisa de voluntários: Para auxiliar na instrução ao público e na coleta das flechas.

 

Espaço do Swordplay e HMB

Atividades: Batalhas e torneio de swordplay como na feira passada. No domingo irá ocorrer uma batalha campal. A Ordem do Grifo de Fogo também irá realizar combates de HMB e HEMA na arena, assim como no evento anterior.

Precisa de voluntários: Para serem juízes durante as batalhas.

 

Banda Medieval Chamagrimpa

Atividades: Irão tocar músicas medievais temáticas com letras relacionadas aos espaços criados pelos voluntários.

Precisa de voluntários: Que curtam musica em estilo medieval, que saibam tocar ou cantar razoavelmente e que tenham disponibilidade para ensaiar em Carambeí.

 

Espaço do Clã Viking WALPURGISNACHT

Atividades: Recriacionismo do cotidiano nórdico na Frísia durante o século IX. No cenário haverão 3 barracas vikings, sendo uma delas 1 barraca nobre. Além do cenário, ocorrerão os jogos Jomswikinger, batalha germânica e o jogo sueco kubbs e os voluntários também irão cuidar de um espaço fotográfico onde os visitantes poderão vestir roupas temáticas e tirar fotos.

Precisa de voluntários: Para cuidar do espaço fotográfico, se responsabilizar por ensinar os jogos para o público visitante e atuar como figurante na vila viking.

 

Espaço do Clero e da Nobreza Francesa do séc. XIII; ECLESIA MILITANTS

Atividades: Recriacionismo do cotidiano do clero, da nobreza e da cavalaria cristã do séc. XIII, com cenários para fotografia e museu interativo.

Precisa de voluntários: Para serem figurantes no cenário.

 

Espaço das tranças vikings

Atividades: Oficinas de tranças nórdicas e maquiagens medievais literárias.

Precisa de voluntários: Para revezar na equipe das tranças e para auxiliar a maquiadora.

 

 

 

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support